5.8 C
Castelo Branco
Domingo, Janeiro 17, 2021
No menu items!
Início Regional Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal” em formato digital bateu recordes de...

Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal” em formato digital bateu recordes de participação

  • Edição online, realizada em 15 sessões ao longo do ano, contou com 33 oradores, entre ministros, autarcas, empresários, consultores e outras individualidades, e somou mais de 75 mil visualizações.
     
  • Formato é para continuar em 2021, em paralelo com o “Vê Portugal” presencial.

A edição de 2020 do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que decorreu em formato exclusivamente online, constituiu um enorme sucesso, sendo a mais participada de sempre e a que envolveu um maior número de oradores, entre ministros, autarcas, empresários, consultores e outras individualidades.

O Fórum “Vê Portugal” é uma iniciativa emblemática do Turismo Centro de Portugal, que todos os anos, desde 2014, junta especialistas nacionais e internacionais para uma discussão alargada sobre os desafios colocados pelo turismo interno.

A sétima edição do evento deveria ter decorrido nas Caldas da Rainha, em maio, mas a pandemia de covid-19 obrigou a que fosse adiada para 2021, na mesma cidade.

Em alternativa, o Turismo Centro de Portugal desenvolveu durante um ano uma série de videoconferências temáticas – ou webinars – orientadas para um tema específico, a que chamou “Vê Portugal ON”, e para as quais convidou reputados especialistas em várias áreas.

Este “Vê Portugal ON” digital, que começou a 14 de abril, procurou esclarecer empresários e cidadãos comuns sobre os efeitos da pandemia no setor do turismo e dos eventos. 

No decorrer de cada sessão, os participantes tiveram a oportunidade de colocar as questões mais pertinentes aos oradores.

A plataforma utilizada foi o Zoom e os vídeos ficaram disponíveis nas páginas de Facebook e YouTube do Turismo Centro de Portugal.

O resultado da iniciativa superou as expetativas.

Esta edição do “Vê Portugal” foi a mais participada de sempre, a que juntou o maior número de oradores e a que durou mais tempo. 

No total, foram realizadas 15 sessões dos webinars “Vê Portugal ON”, com uma duração total de 24 horas, 30 minutos e 21 segundos.

Os oradores e palestrantes convidados ascenderam aos 33.

Cerca de 4.000 pessoas seguiram atentamente as videoconferências através do Zoom e 75.706 visualizaram os vídeos no Facebook e YouTube.

“O Vê Portugal ON foi uma forma que encontrámos de ir ao encontro dos empresários do setor do turismo, na primeira fase da pandemia. Foi uma época aflitiva para todos, em que havia muitas perguntas por parte dos agentes do setor. Com este formato, conseguimos chegar a muitos e esclarecemos as dúvidas mais prementes. Considero que foi uma iniciativa vencedora, que pretendemos continuar no próximo ano, mesmo depois de vencida esta crise pandémica. Tal não invalida, antes complementa, a sétima edição presencial do Vê Portugal, que irá decorrer nas Caldas da Rainha”, sublinha Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

As 15 sessões do “Vê Portugal ON”, que pode ver ou reverem http://bit.ly/3rfscAJ, foram as seguintes:

– “Medidas de Apoio aos Hotéis e Restaurantes / Covid-19” – Ana Jacinto (AHRESP);
– “Medidas de Apoio a Empresários / Covid-19” – Nuno Alves (Turismo de Portugal);
– “Perspetivas do Programa Operacional Centro 2030” – Jorge Brandão (CCDRC);
– “Festivais e Eventos Culturais: o que vai acontecer?” – Carlos Martins (Opium), Jorge Sobrado (CM Viseu), Manuel Vaz (Expanding Group), José Pina (Teatro Aveirense) e José Bastos (Simbiose);
– “A Importância do Marketing Digital durante a Covid-19″ – Marta Poggi (Consultora de Turismo Digital);
– “Soluções da Google para o Marketing Digital no Turismo” – José Maria Júdice (Google Portugal);
– “As Marcas e o Covid-19” – Carlos Coelho (Ivity);
– “Coesão e Crescimento Territorial” – Ana Abrunhosa (Ministra da Coesão Territorial) e José Ribau Esteves (Presidente da Câmara Municipal de Aveiro);
– “PROVERE Centro de Portugal: Estratégias Pós-Covid-19” – Dalila Dias (Aldeias Históricas de Portugal), Rui Simão (Aldeias do Xisto), Adriano Barreto Ramos (Termas Centro), Miguel Vasco (iNature), Jorge Brandão e Joaquim Felício (CCDRC);
– “Clean & Safe – (In)formação aos Empreendimentos Turísticos” – Cristina Siza Vieira (AHP – Associação da Hotelaria de Portugal), Leonor Picão (Turismo de Portugal), João Diniz (Grande Hotel de Luso), Jorge Costa (Visabeira Turismo) e Pedro Marto Pereira (Fatima Hotels);
– “Clean & Safe – (In) Formação aos Agentes de Animação Turística” – António Marques Vidal (APECATE);
– “Clean & Safe – (In) Formação à Restauração” – Susana Leitão (AHRESP);
– “Covid-19 – Manual Para Uso das Praias em 2020” – Raul Almeida (CM Mira), Alda Correia (CM Castanheira de Pera), Leonor Picão (Turismo de Portugal) e Pedro Velhinho (Associação de Surf de Aveiro);
– “I Programa PRE – Programa de Revitalização de Empresas” – Pedro Neto (Moneris) e Pedro Carvalho (AHRESP);
– “Nómadas Digitais: Este Pode Ser um Novo Público Para o Seu Alojamento” – Diogo Reffóios Cunha (Influenciador Digital).

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: