6 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Dezembro 9, 2021
No menu items!
InícioNacionalMarcelo em terceiro nos boletins e Ana Gomes no fim

Marcelo em terceiro nos boletins e Ana Gomes no fim

O Presidente da República, que se recandidata ao cargo, ficou na terceira posição no ordenamento dos nomes nos boletins de voto para as eleições de 24 de janeiro, surgindo em último lugar a candidata Ana Gomes.

Segundo o sorteio realizado hoje no Tribunal Constitucional (TC), o militar Eduardo Batista está, para já, no topo da lista, seguindo-se a eurodeputada bloquista Marisa Matias e o atual chefe de Estado e recandidato.

Em quarto lugar figura o dirigente da Iniciativa Liberal Tiago Mayan, seguido pelo líder do Chega, André Ventura, o líder do RIR, Vitorino Silva (Tino de Rans), o eurodeputado comunista João Ferreira e, finalmente, Ana Gomes.

O presidente do TC, Manuel da Costa Andrade, e o secretário de Justiça Vítor Mendes protagonizaram os procedimentos, perante representantes das diversas candidaturas.

Os juízes do Palácio Ratton têm 04 de janeiro para verificar a admissibilidade das proposituras, nomeadamente o número mínimo de 7.500 assinaturas válidas de cidadãos eleitores.

Fonte oficial do TC disse à agência Lusa que o acórdão final será proferido na quarta-feira, cabendo depois à Comissão Nacional de Eleições elaborar os boletins de voto para o sufrágio.

Segue-se ainda um período de recurso por parte das candidaturas consideradas inelegíveis ou com irregularidades e a decisão final tem de ser tomada até 11 de janeiro.

Até ao prazo-limite das 16:00 de 24 de dezembro dirigiram-se ao TC nove cidadãos que entregaram documentação com a intenção de concorrerem ao Palácio de Belém, segundo fonte da secretaria-geral daquele órgão de soberania.

No sorteio, o primeiro nome a sair da urna foi o do eurodeputado do PCP João Ferreira, sendo-lhe depois atribuído o número sete. O mesmo procedimento foi adotado para os outros candidatos, ficando estabelecido o ordenamento final.

Há cinco anos, registou-se um recorde absoluto de candidaturas presidenciais, com um total de 10 concorrentes a figurarem nos boletins de voto.

– Ordem das candidaturas presidenciais:

1. Eduardo Batista

2. Marisa Matias

3. Marcelo Rebelo de Sousa

4. Tiago Mayan

5. André Ventura

6. Vitorino Silva

7. João Ferreira

8. Ana Gomes

*LUSA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: