Vão ser apresentadas mudanças que as cidades podem implementar em áreas como a construção de edifícios, a mobilidade ou as infraestruturas, para promover a sustentabilidade. A construção sustentável em madeira é o tema da conferência de 6 de janeiro. Esta será a primeira sessão de 2021 do ciclo de seminários “openDEC – Engenharia Civil e Cidades Sustentáveis”, organizado pelo ISEC e que irá terminar em maio.
O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC, através do seu departamento de Engenharia Civil,iráapresentar e debater práticas que podem ser implementadas nas cidades para melhorar a qualidade de vida da população.
Durante o ciclo de seminários “openDEC – Engenharia Civil e Cidades Sustentáveis” irão ser apresentados casos da indústria, bem como de investigações realizadas no ISEC eem outros centros de investigação, para maximizar a sustentabilidade no funcionamento das cidades.
“Os temas das conferências irão focar-se no ambiente construído nas cidades, seja através de mudanças na conceção, construção e funcionamento dos edifícios, como da própria estrutura, organização e gestão dos sistemas a funcionar nos centros urbanos”, afirma João Armando Gonçalves, professor do ISEC e um dos responsáveis pelo ciclo de conferências.
“Com o aumento exponencial da população a viver em zonas urbanas, é necessário implementar medidas no campo da sustentabilidade e melhorar os espaços onde as pessoas vivem, trabalham e socializam”.
A estrutura dos edifícios vai ser o tema em focono dia 6 de janeiro, às 14:30, no ISEC.
Sob o tema “Construção Sustentável em Madeira”, que terá como orador o engenheiro Luís Jorge, do TISEM, “será apresentada uma alternativa à construção em betão”, afirma o professor do ISEC.
“As estruturas em madeira permitem poupar muita energia, por ser um isolante natural, são mais confortáveis e podem ser uma solução competitiva”, refere.
O ciclo de conferências teve início no passadodia 15 de dezembro, com investigadores do INESC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento.
Foram apresentadas propostas paraa melhoriada mobilidade nas cidades e a sua relação com a forma urbana.
Para além da sessão que irá acontecer em janeiro, o ISEC terá ainda pelo menos mais quatro sessões até ao final do ano letivo, com foco em vários aspetos da engenharia civil e da sustentabilidade urbana.
“A ligação entre as empresas e a investigação produzida pelo ISEC no âmbito da sustentabilidade permitirá um desenvolvimento urbano através de soluções competitivas e de cidades inteligentes atrativas”, afirma Mário Velindro, presidente do ISEC.
“O nosso objetivo é colocar a engenharia ao serviço da inovação e do desenvolvimento com base na sustentabilidade”, conclui.