7.8 C
Castelo Branco
Sábado, Janeiro 23, 2021
No menu items!
Início Nacional ISEC vai mostrar como tornar as cidades mais sustentáveis

ISEC vai mostrar como tornar as cidades mais sustentáveis

Vão ser apresentadas mudanças que as cidades podem implementar em áreas como a construção de edifícios, a mobilidade ou as infraestruturas, para promover a sustentabilidade. A construção sustentável em madeira é o tema da conferência de 6 de janeiro. Esta será a primeira sessão de 2021 do ciclo de seminários “openDEC – Engenharia Civil e Cidades Sustentáveis”, organizado pelo ISEC e que irá terminar em maio.

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC, através do seu departamento de Engenharia Civil,iráapresentar e debater práticas que podem ser implementadas nas cidades para melhorar a qualidade de vida da população.

Durante o ciclo de seminários “openDEC – Engenharia Civil e Cidades Sustentáveis” irão ser apresentados casos da indústria, bem como de investigações realizadas no ISEC eem outros centros de investigação, para maximizar a sustentabilidade no funcionamento das cidades.

“Os temas das conferências irão focar-se no ambiente construído nas cidades, seja através de mudanças na conceção, construção e funcionamento dos edifícios, como da própria estrutura, organização e gestão dos sistemas a funcionar nos centros urbanos”, afirma João Armando Gonçalves, professor do ISEC e um dos responsáveis pelo ciclo de conferências.

“Com o aumento exponencial da população a viver em zonas urbanas, é necessário implementar medidas no campo da sustentabilidade e melhorar os espaços onde as pessoas vivem, trabalham e socializam”.

A estrutura dos edifícios vai ser o tema em focono dia 6 de janeiro, às 14:30, no ISEC.

Sob o tema “Construção Sustentável em Madeira”, que terá como orador o engenheiro Luís Jorge, do TISEM, “será apresentada uma alternativa à construção em betão”, afirma o professor do ISEC.

“As estruturas em madeira permitem poupar muita energia, por ser um isolante natural, são mais confortáveis e podem ser uma solução competitiva”, refere.

O ciclo de conferências teve início no passadodia 15 de dezembro, com investigadores do INESC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento.

Foram apresentadas propostas paraa melhoriada mobilidade nas cidades e a sua relação com a forma urbana.

Para além da sessão que irá acontecer em janeiro, o ISEC terá ainda pelo menos mais quatro sessões até ao final do ano letivo, com foco em vários aspetos da engenharia civil e da sustentabilidade urbana.

“A ligação entre as empresas e a investigação produzida pelo ISEC no âmbito da sustentabilidade permitirá um desenvolvimento urbano através de soluções competitivas e de cidades inteligentes atrativas”, afirma Mário Velindro, presidente do ISEC.

“O nosso objetivo é colocar a engenharia ao serviço da inovação e do desenvolvimento com base na sustentabilidade”, conclui.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: