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Mudar de tarifário de luz/gás pode representar poupança de €645m/ano

72% DOS CONSUMIDORES NÃO MUDA DE TARIFÁRIO HÁ 2 ANOS MAS PAYPER JÁ GEROU POUPANÇAS DE QUASE €1M EM APENAS 1 ANO DE VIDA

A simples mudança de tarifário de cada lar ou empresa pode ajudar os consumidores a reduzir em €645M o consumo anual de luz e gás em Portugal, revela um estudo do PAYPER, aplicação independente especializada na comparação de tarifários.
 
Numa análise feita a 390 mil faturas percebeu-se que mais de 72% das famílias portuguesas não mudou de tarifário de eletricidade nos últimos 2 anos, e continua a pagar um valor muito superior à atual oferta.
 
O Payper justifica as contas com base na poupança anual acumulada já gerada para os seus utilizadores, onde, em apenas 1 ano, já ascendeu a €849 mil, o que representa uma média de cerca de €163/ano por utilizador.
 
“Se existem atualmente, segundo a DGEG, cerca de 5,5 milhões de clientes residenciais domésticos em Portugal e se considerarmos que cerca de 72% destes utilizadores não mudaram de comercializador nos últimos anos, e considerando uma poupança média de €163 anuais por utilizador, atualmente as famílias portugueses podem poupar cerca de €645 milhões todos os anos, se optarem por mudar para um comercializador de eletricidade ou gás, com melhores condições para o seu tipo de consumo”, explica Nuno Costa, Data Analyst do Payper.
 
O estudo alerta ainda que, segundo os dados mais atuais da ERSE, existem atualmente 34 diferentes comercializadores de eletricidade e 16 de gás em Portugal Continental, contando com 3.289 diferentes tarifários de eletricidade e 350 tarifários de gás canalizado.
 
“Infelizmente, nas ilhas da Madeira e Açores, o mercado de energia ainda não está liberalizado”, sublinha a mesma fonte.
 
Outra curiosidade revelada pelo Payper é que, dos 96.500 utilizadores da sua aplicação, 52% dos utilizadores são clientes da EDP Comercial, 11% do Serviço Universal (mercado regulado), 14% da Galp, 8% da Endesa e 6% da Iberdrola.
 
Adicionalmente, o Payper verificou também que cerca de 29% dos seus utilizadores de eletricidade usaram a funcionalidade para reduzir o valor da potência contratada do seu contrato de eletricidade, medida esta que permite uma poupança anual média de €41.

ALERTAS PAYPER:

– a mudança de comercializador é gratuita para o consumidor;
– o ponto de contacto preferencial para cada consumidor é o seu respetivo comercializador e, na mudança, deverá ser o novo comercializador a assumir esse papel;
– a mudança de comercializador não implica qualquer alteração da instalação consumidora (o contador, por exemplo), a não ser que o cliente a solicite;
– não existe um número máximo de mudanças de comercializador que cada consumidor pode efetuar;
– a tarifa social deve ser aplicada por todos os comercializadores, incluindo os de mercado;
– o prazo máximo para a mudança é de três semanas.

A aplicação Payper, disponível também na Google Play Store permite aos seus utilizadores submeterem a sua fatura de eletricidade ou gás e, baseando-se na lista completa e oficial de todos os tarifários disponíveis no momento, publicada semanalmente pela entidade reguladora do mercado, a ERSE, analisa qual o melhor tarifário, tendo em conta os consumos exatos do local, nos diferentes períodos horários, e calcula a poupança efetiva com a mudança para um novo tarifário.

A aplicação disponibiliza adicionalmente usa série de outras funcionalidades para gerir todos os seus gastos com os serviços de eletricidade, gás, água e telecomunicações da sua casa ou empresa.

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