«Salvaguardar o bem-estar das populações e assegurar a qualidade ambiental do território» é fundamental para Nuno Fazenda, coordenador do GPPS na Comissão Parlamentar de Ambiente.
Tendo em vista a valorização do ambiente e a salvaguarda da qualidade de vida das populações do concelho de Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco, deputados do grupo parlamentar do Partido Socialista questionam o Governo sobre a exploração dacentral de produção de energia elétrica a partir de biomassa florestal e de bagaço de azeitona, localizada nesse concelho.
Para o deputado Nuno Fazenda, coordenador do GPPS na Comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território e eleito pelo distrito de Castelo Branco, «é fundamental salvaguardar o bem-estar das populações e assegurar a qualidade ambiental do território e por isso queremos saber se tem havido fiscalização por parte das entidades competentes, saber resultados de monitorização e saber se os elementos disponíveis permitem confirmar de forma inequívoca e fidedigna que a atividade em causa cumpre a legislação em vigor”.
Tendo em conta as dúvidas recorrentes das populações e entidades locais sobre os níveis de poluição provocados pela atividade da empresa, os deputados Nuno Fazenda, primeiro subscritor da exposição, Hugo Pires, Hortense Martins, Joana Bento e Miguel Costa Matos, questionam ainda se “pondera o Governo adotar, ainda que possa ser apenas por um determinado período de tempo, um sistema de monitorização em contínuo que afira de forma independente e inequívoca as emissões atmosféricas resultantes da atividade da empresa”.
Por fim, questionam ainda sobre as diligências que o Governo tem realizado ou pretende realizar sobre esta matéria.