11.4 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioCulturaAl Berto na Biblioteca Municipal de Castelo Branco

Al Berto na Biblioteca Municipal de Castelo Branco

11 de janeiro, segunda-feira, às 16 horas

A Alma Azul promove na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, na próxima segunda-feira, dia 11, às 16 horas, Leituras de Al Berto, poeta que nasceu a 11 de janeiro de 1948, em Coimbra.

Al Berto é um autor que marcou e influenciou várias gerações de poetas e leitores.

Do seu trabalho, destacamos o livro “O Medo” que reúne a sua Obra Poética.

Al Berto em Sines

A sessão servirá ainda para a apresentação dos 10 números da Revista de Artes e Ideias que a Alma Azul edita desde 1999 e em que Al Berto tem destaque em quatro números.

No número um e no número três apenas com poemas, mas a Revista Alma Azul # 8 é dedicada ao autor do livro “O Medo”, com textos originais de Hélia Correia, Pedro Rosa Mendes, José Vicente e Jorge Pedro Ferreira, entre outros.

A revista de artes e ideias número oito conta ainda com um depoimento do editor Manuel Hermínio Monteiro sobre Al Berto que foi publicado no primeiro número do jornal “Hablar/ Falar de Poesia”, do qual a “A Mar Arte” e depois a Alma Azul foram parceiras.

Destacamos também, de todo o material da publicação, o texto de José Lopes Dias sobre o arqueólogo Francisco Tavares de Proença Júnior e as fotografias do alcainense Aniceto Godinho, de José Costa e do professor Carlos Matos, atual responsável da Fábrica da Criatividade.

Na revista número 10, a Alma Azul publicou o ensaio: “Fotografar, Filmar, Escrever”, do professor da Universidade de Coimbra, Sérgio Dias Branco.

O ensaio serviu de base à sua intervenção na homenagem a Al Berto, na Casa da Esquina, em Coimbra, integrada no “Festival de Língua Portuguesa – A Língua Toda 2014”, que contou também com a contribuição do dramaturgo, encenador e ator Ricardo Correia.


Sérgio Dias Branco e Ricardo Correia

É com todo este material que a Alma Azul produz a sessão de homenagem a Al Berto, em Castelo Branco.

A entrada é livre; e serão seguidas todas as indicações da DGS. O uso de máscara é obrigatório.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading