12.8 C
Castelo Branco
Terça-feira, Janeiro 26, 2021
No menu items!
Início Cultura Romaria do Meu Coração fechou o ano “com chave de ouro”

Romaria do Meu Coração fechou o ano “com chave de ouro”

A RTP emitiu, nos dois últimos fins-de-semana de 2020, o programa que aborda as festas e romarias mais tradicionais, algumas quase desconhecidas, do nosso país e as audiências demonstraram a elevada aceitação que o programa teve.

Romaria do Meu Coração é um formato original da Completa Mente, que pretende levar a casa de todos algumas das mais tradicionais, e em alguns casos quase desconhecidas, romarias e festas tradicionais portuguesas.

O primeiro programa de Romaria do Meu Coração levou-nos numa viagem de Aveiro a Caminha, e nele assistimos aos lançamentos das cavacas, desde o alto da capela de São Gonçalinho e ao Lanço da Cruz, em Cristelo Covo.

Foi para o ar às 11h30 de Domingo, dia 20 de Dezembro, e pautou-se pelo sucesso.

“As questões históricas, a cultura popular, no fundo os traços de um povo, espelham-se na forma como os festejos, como as datas importantes são celebradas. É um fenómeno que nos apaixona e entendemos que um programa de televisão seria a forma correcta de dar a conhecer, mas também de ajudar a perpetuar estas marcas de diferenciação cultural e territorial, que são as festas e romarias”, refere Pedro Gil de Vasconcelos, o autor e realizador do programa que teve na RTP1 o lugar certo de acolhimento.

Um dos pontos que diferencia Romaria do Meu Coração, é o facto de que os apresentadores do programa serem as pessoas da terra.

“Ao termos um mordomo de uma festa, um membro da comissão organizadora, ou aquela pessoa que carrega o andor há anos, temos uma visão diferente. Estamos com “mete as mãos na massa”, com quem vive a festa, a sua festa, e a perspectiva é necessariamente mais apaixonada, contada na primeira pessoa e isso permite uma identificação mais fácil com e pelo espectador”, afirma o autor do programa que realça ainda que “entendo que este é um formato ganhador.”

Os números relativos às audiências espelham isso mesmo.

Um “share” de 8,8 no primeiro e uma subida para 8,9 no segundo programa, que se refletiu numa média de mais de 240 mil espectadores por episódio, são óptimos indicadores da aceitação do público.

Dia 27 de Dezembro foram para o ar mais três episódios, que marcaram o fim da manhã do último domingo de 2020, e o que até aí foi bom, melhorou.

Os shares foram respectivamente de 10,5 para o terceiro e quarto programas e 10,3 para o quinto, que apesar de tudo foi o que maior audiência registou, com mais de 384 mil espectadores em directo. 

Carnaval Chocalheiro

Uma serie interrompida

Já vimos que o primeiro programa se passou entre Aveiro e Caminha.

Depois o Romaria do Meu Coração viajou até às Nicolinas, em Guimarães e à festa de Santa Luzia, mais conhecida como “Festa dos Pitos” em Vila Nova, Vila Real.

O terceiro programa refletiu a tradição da Festa dos Rapazes e dos Caretos, em Torre de Dona Chama, seguindo depois para o Fundão, ao encontro dos festejos de Santo Estêvão, na Póvoa da Atalaia.

As tradições do Carnaval Chocalheiro, das Aldeias de Xisto de Gois e a festa dos Mil Diabos à Solta, que em Vinhais encerra o ciclo das romarias de Inverno, completaram o quarto episódio de uma serie de 13.

“Depois tivemos que suspender a produção, pois a situação sanitária assim o impôs. Os festejos ficaram suspensos e a produção do programa também. No Verão, com recurso a imagens de arquivo e alguma imaginação, ainda conseguimos produzir mais um programa, em que abordamos o São João de Braga e o Cortejo do Traje de Papel, realizado na Foz, no Porto, nas celebrações do São Bartolomeu.”

Mas como afirma o autor de Romaria do Meu Coração, “agora é esperar e combater este vírus. Estou certo que assim que for possível, todo o país vai ter ainda mais vontade de festejar e nós vamos ter ainda mais vontade de continuar a acompanhar e a levar a casa de todos, as festas e romarias que tanto têm de nosso e do que nós somos.”

Romaria do Meu Coração está a ser emitido na RTP Açores e brevemente regressará, em repetição, à RTP1, às quartas-feiras, pelas 14,15 horas.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: