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Tráfego aumenta 14% no Standvirtual em 2020 apesar da quebra do mercado automóvel

Portugal regista a segunda maior queda (-33,9%) da União Europeia face a 2019 neste setor, mas a compra através da internet ganha cada vez mais predominância

● Os distritos que mais se destacaram em termos de visitas ao Standvirtual em relação a 2019 foram Leiria (+30%), Portalegre (+28%) e Coimbra (+20%).

● As faixas etárias que mais se destacaram este ano são a que se situa entre os 18 – 24 anos (+103%) e a dos +65 anos (96%).

● As mulheres começam a ganhar cada vez mais destaque entre os utilizadores da plataforma ao registarem um crescimento de 33% em 2020.

● O preço médio por viatura manteve-se estável ao longo do ano – 18.300€ nos vendedores profissionais e 16.500€ nos vendedores particulares – devido, sobretudo, à escassez de viaturas mais baratas disponíveis no mercado.

● O registo de carros usados caiu cerca de 11% desde o início do ano e 9% na comparação entre dezembro de 2020 e o período homólogo.

● A nível europeu, Portugal apenas fica atrás da Croácia no que respeita à quebra registada (-33,9%).

● Os números apresentados este ano são os piores desde 2014 e contribuem bastante para que a média de quebra registada na União Europeia se tenha fixado nos 25%.

O Standvirtual realizou, ao fim da tarde de ontem, um Webinar para apresentar o seu habitual barómetro do mercado automóvel, desenvolvido em parceria com a Associação do Comércio Automóvel de Portugal(ACAP). O evento online contou com o contributo de algumas figuras destacáveis do setor, tais como Nuno Castel-Branco (Diretor Geral do Standvirtual), Hélder Pedro (Secretário Geral da ACAP), Pinho da Costa (Administrador Sociedade Comercial C. Santos), António Coutinho (Presidente do Grupo MCoutinho) ou Artur Passos (Administrador da Salvador Caetano), e teve como principal objetivo divulgar os números, fazer um balanço de 2020 e perspetivar a evolução do mercado no ano que agora se inicia.

Para além das conclusões já apresentadas, ao longo do evento discutiu-se bastante a pertinência da transição energética para o futuro do setor. Aliás, António Coutinho identificou mesmo quais serão os principais desafios do mercado em 2021:

Transição energética

  • Mudança da legislação imposta pelo Governo que irá taxar os híbridos a 23% ao invés dos habituais 2% – isto a juntar à consequente falta de incentivo ao abate irá contribuir para o ainda maior envelhecimento do parque automóvel nacional e o consequente aumento da pegada ambiental;
  • A falta de investimentos públicos que redunda numa falta de estruturas para o recarregamento / abastecimento de carros elétricos;

Evolução do perfil do consumidor

  • Reformular estruturas internas e procedimentos dos comerciais para se adaptar a uma nova realidade de comprador, incluindo contratação de recursos humanos com outro tipo de perfil para lidar com um stand aberto 24 horas por dias através do online

Crise económica

  • Em 2020 ainda não se fez sentir totalmente no setor, mas irá fazer-se sentir em 2021. Variáveis como os fundos da “bazuca europeia” ou a gestão que o consumidor fará da poupança perante o espectro do desemprego poderão ser determinantes.

O Standvirtual, por seu turno, indicou que irá investir, sobretudo, na melhoria da interação entre os diferentes players do mercado, comerciantes e consumidores, dando seguimento à estratégia desenvolvida ao longo de 2020 e que passaram pela criação de conteúdos informativos válidos para o cliente final, tais como os Webinars ou vídeos explicativos sobre a adaptação do setor ao novo contexto pandémico; a criação de um selo sanitário em parceria com a ACAP; ou a digitalização de feiras automóveis com o intuito de estimular o setor mantendo o respeito pelas regras impostas.

Em relação a 2021, o Standvirtual revelou que as principais novidades passarão pela criação de um sistema de avaliação / reviews de stands alimentado pelo cliente final e pela melhoria da qualidade dos leads através da disponibilização de informação fundamentais para que o comerciante possa direcionar melhor a venda (intervalo de preços que o comprador está disposto a pagar, marcas preferidas, etc).

Para assistir a todo o evento basta visitar https://www.youtube.com/watch?v=JOumCEymSrs&feature=youtu.be

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