10.6 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Fevereiro 25, 2021
No menu items!
Início Nacional ISEC e a editora Diário de Bordo criam observatório de startups portuguesas

ISEC e a editora Diário de Bordo criam observatório de startups portuguesas

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra vai identificar
os fatores de sucesso e insucessodas startups em Portugal. Irá propor-lhessoluções inovadoras e prestar-lhes apoio na criação de parcerias com empresas nacionais e internacionais. O ISEC tem como parceira uma editora especializada em tecnologia e segurança.

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC irá criar o primeiro observatório de startups portuguesas para analisar o seu desempenho em parceria com a Diário de Bordo, uma editora especializada em tecnologia e segurança.

O novo Observatório das Startups Portuguesas começará por examinar empresas das áreas tecnológicas, estudando o seu funcionamento com o objetivo de propor-lhes inovações ou parcerias que potenciem o seu sucesso.

“Vamos criar um registo central de todas as startups portuguesas, que será pioneiro no país”, afirma Mário Velindro, presidente do ISEC.

“Ao registá-las iremos conhecê-las e entender a sua evolução na concretização dos seus projetos. Identificaremos os fatores de sucesso e insucesso de cada uma das startups e, com o conhecimento que temos do tecido empresarial, iremos propor-lhes parcerias com as empresas nacionais e internacionais mais adequadas”, explica.

A Diário de Bordo convidou o ISEC para firmar o protocolo que formaliza a criação do observatório “pela suacentralidade académica, pela sua estreita ligação às empresas, e, sobretudo, pela reputação da forte componente prática do seu ensino e da sua investigação”, afirma Paulo Noguês, diretor-geral da editora.

O protocolo assinado entra em vigor esta semana.

“Esta parceria irá criar oportunidades de emprego para estudantes do ISEC, os quais terão a possibilidade de integrarem projetos das startups ligadas à engenharia”, esclarece Mário Velindro.

“Temos tido acesso a algunsprojetos muito promissores de startups especializadas em engenharia aeronáutica e segurança”, exemplifica o presidente do ISEC.

“É o caso de um plano para a criação de pórticos inteligentes nas entradas dos aeroportos”.

Para além do apoio aos projetos com mais potencial, que serão selecionados entre as startupsde cariz mais tecnológico e inovador, o acordo contempla a conceção de um conjunto de iniciativas para estimular o debateem torno de questões como a segurança nas atividades económicas.

Essas iniciativas, nomeadamente seminários e conferências, serão realizadas no ISEC em Coimbra

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: