14.9 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Junho 17, 2021
No menu items!
InícioRegionalPSD realizou terceiro Webinar sob o tema «Castelo Branco, concelho do Bem...

PSD realizou terceiro Webinar sob o tema «Castelo Branco, concelho do Bem Receber»

«Castelo Branco, concelho do Bem Receber», foi o terceiro Webinar do projeto Construir a Mudança do PSD-Castelo Branco. Realizado online, dia 9 de janeiro, contou com a presença de um painel de oradores que conhece de perto a realidade do concelho de Castelo Branco: o arquiteto Vítor Reis, que integra os quadros do Instituto da Habitação e da Requalificação Urbana, tendo já presidido a esta instituição; o professor e investigador George Ramos, coordenador da licenciatura em Turismo do Instituto Politécnico de Castelo Branco; e o professor e formador Jorge Santos especialista em ecoturismo e presidente da Associação Portuguesa em Espaços Rurais e Naturais.

Vítor Reis “salientou a urgência de dinamizar um mercado de arrendamento, a preços
justos, como meio de atrair e fixar pessoas”.

Na sua perspetiva, Castelo Branco comparativamente a outras cidades de dimensão idêntica apresenta uma oferta reduzida de casas para arrendar.

O arquiteto teceu ainda considerações sobre os vários instrumentos disponíveis para poder requalificar espaços como o centro histórico da cidade.

George Ramos teceu algumas considerações sobre os desafios e as oportunidades do
turismo no concelho, designadamente, as que estão diretamente ligadas aos ativos do concelho como a natureza e o património e ainda as oportunidades que as novas
dinâmicas sociais podem representar para os concelhos do interior.

O professor “defende ainda que a Câmara Municipal enquanto gestora do destino deve construir pontes entre os diferentes atores ligados ao turismo dentro e fora do concelho”, por forma a desenvolver um trabalho integrado e em rede conforme preconiza a Estratégia Turismo 2027.

Por sua vez Jorge Santos centrou a sua intervenção na sua experiência como docente do ensino profissional, salientando a complementaridade desse ensino no preenchimento de lacunas em algumas áreas como o pedestrianismo e também o papel das freguesias do concelho na construção do produto turístico.

Salientou que “é fundamental ter uma estratégia para o turismo no concelho que integre as freguesias e que valorize os seus atributos como a gastronomia, a natureza, as tradições e a autenticidade”.

A tónica subjacente a todas as intervenções pode ser resumida na frase «o turismo é
uma atividade de e para pessoas», pelo que terá necessariamente que considerar,
valorizar e beneficiar não só os turistas, mas também os profissionais e as comunidades locais.

Para terminar, o PSD reforça a ideia inicial que o projeto, Construir a Mudança é um
projeto plural, aberto e participativo, que convoca a sociedade civil para refletir e
debater os temas que contam para o nosso concelho.

O próximo debate sobre o tema, «Castelo Branco, concelho do Conhecimento» realizar-se á no dia 23 de janeiro às 16h00 e poderá ser acompanhado online, através da página de Facebook do PSD Castelo Branco.

Podem ser apresentadas questões e comentários em direto ou através do email psdseccaocastelobranco@gmail.com

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: