Numa semana que foram anunciadas as medidas de confinamento e a Escola de Judo Ana Hormigo restrita a trabalhar apenas presencialmente com os atletas das seleções nacionais, a equipa técnica fez o balanço de 2020, num ano que se perspetivava um salto qualitativo do judo albicastrense.
Fechou-se o ano com 407 federados, 35 árbitros, 6 treinadores e 5 estagiários no clube da ex-atleta olímpica, números bastante motivadores numa modalidade com tradição e de referência em Castelo Branco.
Em termos competitivos, o clube conquistou em 2020 um total de oito medalhas em Campeonatos nacionais, das quais quatro títulos nacionais e uma medalha de bronze nos sub 18,uma medalha de bronze nos sub 21 e outros dois bronzes no Campeonato nacional seniores.
Em participações internacionais foram conquistadas 3 medalhas, um bronze em Espanha no European Cup de Fuengirola, uma prata e um bronze no Torneio Internacional Kyoshi Kobayashi em Coimbra.
No ano 2020 antevia-se uma participação albicastrense nunca antes alcançada em Campeonatos da Europa de Judo, onde a última participação tinha sido de Ana Hormigo, em 2012.
Mas não só de competição vive a Escola de Judo Ana Hormigo.

Em 2020, estavam cerca de 300 crianças a praticar judo regularmente em 16 núcleos da escola, número que baixou drasticamente desde março, colocando mais de duas centenas de crianças sem acesso à modalidade.
A responsabilidade social deste clube sempre foi notória quer a nível distrital quer a nível nacional, através do Judo Adaptado e do Judo Social com populações desfavorecidas que encontram no judo uma forma de combater a exclusão social. Em 2020 a Escola vence pelo segundo ano, o prémio BPI Capacitar, projeto que agora está suspenso à espera que possa ser colocado em prática.
A escola albicastrense tem ido sempre ao encontro, das diretrizes internacionais para a promoção da atividade física na promoção de hábitos de vida saudável, bem-estar físico e mental e no combate à obesidade infantil.
No que diz respeito à equidade de género no desporto, o clube albicastrense com uma Direção liderada maioritariamente por mulheres promove o judo para cerca de 170 atletas femininas, número bastante significativo a nível nacional.
Salienta-se também que a albicastrense Ana Hormigo está ao comando da equipa olímpica feminina de judo que em 2020 trouxe para Portugal 7 medalhas internacionais no circuito Mundial, das quais 2 no Campeonato da Europa de Seniores.
Espera-se agora avaliar o impacto da pandemia no judo de formação, algo já alertado pela Organização Mundial de Saúde sobre o risco da inatividade física na saúde a qual provoca anualmente milhões de mortes em todo o Mundo.