11 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Outubro 28, 2021
No menu items!
InícioNacionalISEC vai introduzir realidade aumentada nas aulas práticas à distância

ISEC vai introduzir realidade aumentada nas aulas práticas à distância

Desmontar motores, simular processos de soldadura ou tirar e colocar parafusos: durante o confinamento da Covid-19, os estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Coimbravãopoder reproduzir em ambiente virtual algumas operações laboratoriais através da realidade aumentada. Em alguns casos, os trabalhos apresentados nas aulas presenciais poderão ser também vistos virtualmente em casa, mas projetados como se fossem reais. “Um ensino à distância com qualidade é aquele que simula o ensino presencial”, afirma Mário Velindro, presidente do ISEC.

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC irá reforçar o modelo de ensino à distância através da implementação da tecnologia de realidade aumentada em algumas das suas aulas práticas, uma forma de responder aos constrangimentos que o atual confinamento coloca ao ensino da engenharia.

O objetivo é dar aos estudantes que estão em casa a oportunidade de continuarem a desenvolver conteúdos experimentais e laboratoriais, aproximando-os o mais possível do ensino presencial ministrado na escola.

Os conteúdos incluem todos os processos técnicos que são desenvolvidos nas aulas laboratoriais, podendo os estudantes que estão em casa executar as mesmas atividades que estão a ser produzidas pelos colegas em aula presencial.

Através do reforço da rede de parcerias com empresas e instituições ligadas à inovação tecnológica e ao ensino à distância, os docentes do ISEC estão a adaptar práticas bem-sucedidas no âmbito da realidade aumentada ao ensino das várias áreas da engenharia.

Os últimos meses de 2020 foram passados a desenvolver soluções para que a elevada componente prática dos cursos ministrados não fosse afetada pela atual terceira vaga da Covid-19.  

O ISEC modernizou os seus processos de ensino através da aquisição de tecnologia de ponta e da adaptação dos conteúdos laboratoriais ao ensino à distância.

Foram criados vídeos e imagens tutoriais e estão a serdesenvolvidas novas plataformas que permitem a exportação de informações em 3D, interpretáveis pela realidade aumentada.

“Queremos que os estudantes que estão em casa continuem a estar ligados à forte componente prática do ensino e da investigação produzida no ISEC”, afirma Mário Velindro, presidente do ISEC.

“É por isso que estamos tão empenhados na implementação da realidade aumentada nas aulas laboratoriais: mais do que assistir às aulas práticas, os estudantes irão poder participar na criação e produção dos conteúdos como se estivessem fisicamente na aula”.

“Os alunos vão poder, virtualmente, ver o material como se fosse real: o que lhes irá permitir, por exemplo,desmontar motores, simular processos de soldadura ou tirar e colocar parafusos. Um ensino à distância de qualidade é aquele que simula o mais possível o ensino presencial – é nesse sentido que estamos a trabalhar”, afirma.

Para implementar a tecnologia da realidade aumentada na parte prática dos seus cursos, o ISEC está a preparar um protocolo com a Universidade Aberta – com vasta experiência no ensino à distância – e irá adquirir e criar novas plataformas e desenvolver novos softwares.

O presidente do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra sublinha ainda que as inovações tecnológicas que a escola está a desenvolver desde o confinamento de março de 2020 não colocam em causa a prioridade que, sempre que possível, deve ser dada ao ensino presencial.

“Estamos constantemente a pensar em novas medidas que, respeitando todas as normas impostas pela Direção-Geral de Saúde, não interfiram com a formação prática dos nossos estudantes, especialmente daqueles que têm que ficar em casa”, afirma Mário Velindro.

A 10 de março de 2020 o ISEC foi das primeiras escolas a suspender as atividades letivas presenciais, tendo transferido todo o ensino para as plataformas digitais.

Atualmente a instituição está a ministrar todas as aulas em regime presencial exceto para os estudantes que testem positivo à Covid-19 ou que estejam em isolamento profilático e que, por isso, tenham que assistir aos conteúdos lecionados a partir das suas casas.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: