11.1 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Maio 6, 2021
No menu items!
Início Regional Património Cultural de Alcains “Casa do Bem”

Património Cultural de Alcains “Casa do Bem”

Um desafio à memória dos alcainenses de 27 de janeiro a 2 de fevereiro

A Alma Azul promove de 27 de janeiro a 2 de fevereiro uma recolha de fotografias e outros elementos sobre a “Casa do Bem” de Alcains, aberta a toda a população, num desafio à memória e às imagens de todos os que frequentaram a “Casa do Bem”, dinamizada pelas Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria.

As Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria desenvolveram a partir de 1968 uma notável ação pedagógica e cultural na aldeia e depois vila de Alcains, envolvendo centenas de crianças e jovens, hoje adultos, que, através dos seus depoimentos, nos podem ajudar a conhecer os elementos essenciais do trabalho de quase duas décadas em Alcains.

A “Casa do Bem” funcionou no “Solar dos Goulões”, hoje ocupado com o Museu do Canteiro e Centro Cultural de Alcains, num trabalho em que um grupo de, religiosas qualificadas puseram de pé o primeiro Jardim de Infância em Alcains, que só no primeiro ano de trabalho recebeu 45 crianças e mais 80 em regime de Tempos Livres.

Solar dos Goulões

A “Casa do Bem” abriu-se depois também aos jovens para uma educação religiosa, cívica e cultural, com Cursos de Alfabetização, Teatro, Música, Cursos de Cozinha…

Um trabalho de 18 anos (1968 -1986) que trouxe inovação e dinâmica à comunidade alcainense.

O desafio que a Alma Azul faz, em plena pandemia, é a de convocar todos os alcainenses que passaram pelo Jardim-Escola; e às centenas de raparigas que tiveram aulas na “Casa do Bem”, para nos enviarem a sua opinião, relatos ou fotografias, através do correio eletrónico da Alma Azul (alma.azul.1999@gmail.com), de forma a coordenar novas e importantes matérias que após o confinamento obrigatório, servirão para uma homenagem às Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria.

Informamos que a produtora de atividades culturais, com sede em Alcains, prepara para apresentar e homenagear ao longo de 2021, ano em que Alcains assinala os 50 anos como Vila, vários projetos na área da educação e da cultura em Alcains.

Padre António Afonso Ribeiro – Fotografia Telescola

Todos os contributos pessoais sobre a “Casa do Bem” serão compensados com a oferta de um livro de homenagem ao Padre António Afonso Ribeiro, pároco em Alcains durante meio século.

O livro, uma edição de 2004, está coordenado por Cláudia Baltazar, da Alma Azul e pelo professor Florentino Vicente Beirão.

O Padre António Afonso Ribeiro nasceu a 2 de fevereiro de 1916, na povoação de Cerejeira, freguesia de Alvito da Beira, no concelho de Proença-a-Nova.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: