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Portugueses podem poupar cerca de €176M em 2021 nos serviços de telecomunicações

A poupança dos portugueses em telecomunicações em 2021 pode ascender a €176M caso revejam os seus serviços de telecomunicações e selecionem as ofertas similares mais económicas que o mercado atualmente disponibiliza, revela um estudo do Payper, o gestor de faturas online de eletricidade, gás e telecomunicações.
 
No caso dos pacotes de telecomunicações que incluem internet fixa, televisão e telefone fixo (‘triple play’) e internet fixa, televisão, telefone fixo e telemóvel (‘quadruple play’), muito populares em Portugal e disponibilizados pelas quatro principais operadoras portuguesas (NOS, MEO, Vodafone e NOWO), existem ofertas muito similares, mas com grande variação dos preços consoante a operadora de telecomunicações.
 
Segundo o estudo do Payper, os pacotes-base ‘triple play’ disponibilizados ao longo de 2020 são bastante semelhantes, incluindo em geral internet fixa com larguras de banda a partir de 30 Mbps e 100 a 120 canais de televisão.
 
A semelhança entre os pacotes ‘triple play’, de alguns dos operadores, refletiu-se em mensalidades praticamente idênticas ao longo de 2020, a partir dos €31/mês com um período de fidelização de 24 meses.

Quando este serviço inclui pelo menos um telemóvel (‘quadruple play’), custou geralmente mais de €51,99/mês.
 
Os valores indicados, sublinha a empresa, variam consoante o número de canais, rapidez da internet e GBs alocados ao serviço móvel, mas se um consumidor estiver a pagar mensalmente acima destes montantes, possui provavelmente um contrato já antigo e deve se informar das ofertas atuais dos diversos operadores para selecionar a melhor opção.
 
Por serviços idênticos de internet fixa, televisão e telefone fixo (‘triple play’) ou de internet fixa, televisão, telefone fixo e telemóvel (‘quadruple play’), analisando o mercado em Janeiro de 2021, pelos menos para 500.000 agregados familiares, existem ofertas com mensalidades a partir de €18,75/mês e €22,5/mês, respetivamente (mensalidade média cobrada durante 24 meses de contrato), possibilitando poupanças anuais de €146 e de €346 face às mensalidades médias cobradas em 2020 atrás indicadas.
 
“A dificuldade na escolha dos serviços mais adequados e económicos, prende-se na maioria dos casos com a diversidade de oferta e com a complexidade deliberada das campanhas promovidas pelos operadores: com mensalidades variáveis ao longo do contrato, descontos promocionais apelativos, taxas adicionais, custos de instalação indexados à fidelização… e, por isso, disponibilizamos uma lista simples de todas as ofertas no mercado, com indicação da mensalidade média considerando todo o período de fidelização exigido”, esclarece Pedro Branco, analista de dados do Payper.     

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