12.2 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Fevereiro 25, 2021
No menu items!
Início Nacional Documentário premiado do Município de Penamacor sobre Malcata foi apresentado

Documentário premiado do Município de Penamacor sobre Malcata foi apresentado

A Câmara Municipal de Penamacor apresentou, no dia 24 de janeiro, na SIC, o documentário de natureza “Malcata – Conto de uma Serra Solitária”, da autoria de Miguel Cortes Costa e Ricardo Guerreiro.

Este projeto foi coordenado pela Câmara Municipal de Penamacor, enquadrado na Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE iNature – Turismo Sustentável em Áreas Classificadas e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia.

“Malcata – Conto de uma Serra Solitária” fez parte da seleção oficial CineEco 2020, no qual conquistou o Prémio da Juventude Série e Reportagem Televisiva.

O CineEco – é um Festival Internacional de Cinema Ambiental, único festival de cinema em Portugal dedicado á temática do ambiente.

Com a apresentação deste filme, o Município de Penamacor demonstra a sua intenção em promover e valorizar o seu reconhecido património natural.

Recorde-se que o território de Penamacor é reconhecido pela Carta Europeia Turismo Sustentável (CETS) atribuída pela Federação EUROPARC , também conhecida como a “Federação da Natureza e Parques Nacionais da Europa”.

Serra da Malcata

A CETS denominada “Gata-Malcata Terras do Lince”, que envolve uma vasta parceria, tem como objetivo promover a região abrangida ao nível do turismo sustentável em áreas protegidas.

O concelho está também inserido num Território Reconhecido pela UNESCO, ao abrigo do “Programa Internacional de Geociências e Geoparques da UNESCO”– O Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO .

O Município de Penamacor agradece a todas as entidades, empresas e pessoas em nome individual que contribuíram para a realização deste documentário.

“Malcata – Conto de Uma Serra Solitária” disponível online

“Malcata – Conto de Uma Serra Solitária” estreou no domingo, dia 24 de janeiro, na SIC.

Este é um documentário sobre uma das zonas mais esquecidas de Portugal.

A Serra da Malcata, localizada entre Portugal e Espanha, é uma terra de transição, um espaço de encontros e influências mas sempre dominada pela imponência do vazio.

Desde tempos anteriores à Roma Antiga, os habitantes abriram estas terras na procura de minerais e manipularam os cursos de água, repeliram invasões e aproveitaram a fronteira para passar bens e homens.

Uma viagem que procura desvendar a história da região desde os últimos 600 milhões de anos até aos dias de hoje.

Fazem parte deste relato o regresso do abutre-negro; moinhos que desenvolveram comunidades rurais; evidência de animais pré-históricos; a luta diária contra a falta de recursos; e o passado do lince-ibérico – o felino mais ameaçado do mundo, que ainda vive na memória dos habitantes.

Se não assistiu, “Malcata – Conto de Uma Serra Solitária” pode ser visualizada online através da subscrição gratuita na plataforma de streaming da SIC: http://www.opto.sic.pt

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: