14.9 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Outubro 20, 2021
No menu items!
InícioRegionalLIVRE denuncia racismo em Castro Verde

LIVRE denuncia racismo em Castro Verde

O LIVRE repudia o anúncio da Câmara Municipal de Castro Verde de que procederia a um confinamento selectivo da comunidade cigana.

O anúncio foi feito na página de Facebook da Câmara Municipal de Castro Verde, indicando que existiam 17 casos positivos de COVID-19 na comunidade cigana, identificando o local onde residiam e que seriam sujeitas a um “rigoroso confinamento”, envolvendo a GNR e a Proteção Civil.

Esta decisão viola os mais elementares direitos fundamentais de qualquer cidadão, ao mesmo tempo que viola as regras de proteção de dados.

A Secretária de Estado para a Integração e as Migrações confessa não ver motivações discriminatórias por detrás do anúncio feito pela Câmara Municipal de Castro Verde, dirigida também pelo Partido Socialista.

Após esta decisão ter sido denunciada, o presidente da Câmara Municipal de Castro Verde assumiu que a forma de comunicação não teria sido a mais adequada.

No entanto, estas situações não são novidade.

Em junho o presidente socialista da Câmara da Azambuja propôs uma cerca sanitária a um prédio habitado por pessoas de etnia cigana e em abril de 2020 em Moura, no Alentejo, foi mesmo decretada cerca sanitária em dois bairros habitados por pessoas de etnia cigana.

A Câmara Municipal de Moura é também liderada por um socialista.

“O LIVRE apela à intervenção das Entidades competentes, após esta clara tentativa de confinar a comunidade cigana do município e, ainda, ter divulgado resultados de testes à COVID-19 e morada dos cidadãos infetados.”, lê-se em comunicado recebido na nossa redação.

“Apelamos também ao Partido Socialista que aproveite as eleições autárquicas que estão à porta para ‘dar formação’ anti-racista aos seus quadros locais e candidatos.”, conlui o mesmo documento.

*Foto de capa: diariodoalentejo.pt

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: