2.8 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Janeiro 26, 2022
No menu items!
InícioRegionalMorreu o médico urologista covilhanense Ferreira Pinto

Morreu o médico urologista covilhanense Ferreira Pinto

O médico Álvaro Ferreira Pinto, um dos mais reconhecidos urologistas do país e fundador do primeiro serviço de Urologia no distrito de Castelo Branco, morreu sexta-feira aos 85 anos.

Em nota de pesar, aquela unidade de saúde com sede na Covilhã, comunica o falecimento com “pesar e consternação” e vinca as qualidades “técnicas, profissionais e humanas” do médico.

Ferreira Pinto foi nacionalmente agraciado pela sua intervenção no domínio da Saúde, tendo recebido, em 2009, a medalha de ouro da então ministra da Saúde, Ana Jorge.

“Enaltecer as qualidades técnicas, profissionais e humanas deste vulto da Medicina em Portugal, nunca será suficiente, tal como nunca será demais qualquer reconhecimento ou agradecimento, que lhe possamos expressar, face à dedicação e empenho, que muito fervorosamente votou, a todos os seus doentes, a todas as causas cívicas nas quais se envolveu e mormente ao saber, à práxis e ao ensino da sua vocação médica”, é referido na nota.

O CHUCB salienta igualmente que Ferreira Pintou foi referência para várias gerações de médicos.

Álvaro Rascão Ferreira Pinto, nasceu a 08 de junho de 1935, licenciou-se em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Coimbra em 1960 e especializou-se em Urologia em 1964.

Do seu percurso profissional destaca-se a criação do serviço de Urologia no antigo Hospital da Covilhã, o primeiro desta especialidade no distrito de Castelo Branco, bem como o desempenho de praticamente todos os cargos da carreira médica ao nível daquele hospital.

Além da Medicina, Ferreira Pinto também foi vereador da Câmara Municipal da Covilhã e presidente da Assembleia Municipal da Covilhã.

Em 2002, foi agraciado com a medalha de ouro da Câmara da Covilhã.

Já em 2009, foi-lhe atribuída pela tutela a medalha de ouro pela sua intervenção no domínio da Saúde e, em 2018, foi homenageado pelos 50 anos de inscrição na Ordem dos Médicos.

Foto de capa: António José / LUSA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: