2.8 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Janeiro 26, 2022
No menu items!
InícioRegionalIPG investe mais de meio milhão de euros na rede de internet...

IPG investe mais de meio milhão de euros na rede de internet e no sistema de videoconferência

Esta foi uma das medidas adotadas pela presidência do Instituto Politécnico da Guarda para melhorar a qualidade do ensino à distância, imposto pela pandemia da Covid-19, e garantir a segurança da rede interna. A instituição está ainda a distribuir refeições aos estudantes em isolamento profilático ou infetados pelo vírus SARS-CoV-2 e a reavaliar as bolsas de estudo dos mais carenciados.

A imposição doensino à distância e de modelos híbridos face à pandemia da Covid-19 levou o Instituto Politécnico da Guarda – IPG a iniciaruma restruturação tecnológica profunda em todas as suas escolas.

“Fizemos um investimento na ordem dos500 mil euros no upgrade da rede de internet, através de um programa da FCT, e de 78 mil euros em equipamento informático, nomeadamente na estrutura de videoconferência, para melhorar o ensino à distância nas instalações do IPG”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG.

“A ligação à internet no IPG passou de 400 Mbps para 10 Gbps: ou seja, a velocidade da rede é agora 25 vezes superior. Um download de 200 GB que demorava uma hora, agora duraapenastrês minutos”, afirma Pedro Pinto, administrador da rede de informática do IPG. 

“Foi alterado todo o ‘core’ da rede, mudámos a rede Wi-Fi, atualizámos os servidores e estamos a reforçar a segurança de toda a rede. Não era feito um investimento na rede interna há mais de 15 anos, estamos agora a dotar as escolas do IPG com tecnologia de última geração, o que permitiu criar uma estrutura de comunicação super-rápida e mais eficiente em termos energéticos.” 

A preocupação com a equidade de oportunidades educativas para todos os estudantes deste Politécnico foi central na prioridade dada aos investimentos.

“Todos os estudantes que não tiverem condições e meios tecnológicos para acompanhar as aulas à distância nas suas residências poderão fazê-lo nas instalações do IPG – nas salas de informática ou bibliotecas –para que as suas aprendizagens não sejam comprometidas”, afirma Joaquim Brigas.

Este upgrade tecnológico foi possível através do “RSCTS100”,um projeto da Fundação para a Ciência e a Tecnologiapara acelerar os planos tecnológicos do ensino superior.

Financiado em 17,2 milhões de euros, este programa irá alargar a infraestrutura de fibra ótica e atualizar as ferramentas tecnológicas dos politécnicos e universidades.

Para além da rede interna, o IPG fez ainda um investimento de 78 mil euros em sistemas de videoconferência e de conexão HUB, painéis interativos 4K e suportes móveis para os painéis.

“Esta nova rede de videoconferência, com tecnologia avançada ao nível de imagem e áudio, permite realizar encontros entre múltiplas pessoas de forma rápida e eficaz: seja para dar aulas à distância, para formações online, para palestras ou para assistir a conteúdos multimédia com alta definição”, afirma Joaquim Mateus, professor no IPG e membro do Centro de Formação Contínua de Professores. 

A instituição investiu também cerca de 6 mil euros na modernização da rede de comunicações de voz, dotando a rede VoIP – tecnologia que permite estabelecer chamadas através de internet – de novas funcionalidades.

“As alterações feitas ao nível da plataforma de gestão telefónica vão permitir uma maior mobilidade dos funcionários e docentes: a curto prazo poderão atender as chamadas dos seus gabinetes nas suas casas, através do computador” afirma Pedro Pinto. 

A reestruturação tecnológica abrange os laboratórios, as salas de aulas, as residências, os serviços de ação social e os serviços centrais.

“Neste momento estamosmelhorcapacitados a nível tecnológico para as aulas em regime misto,ou apenas à distância. Estamos também melhor preparados para receber docentes e investigadores que queiram aproveitar os nossos laboratórios para fazerem demostrações, ensaios ou exercícios práticos por videoconferência”, afirma Joaquim Brigas.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: