14.9 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Outubro 20, 2021
No menu items!
InícioNacionalLIVRE denuncia patrocínios de privados à Presidência Portuguesa da UE

LIVRE denuncia patrocínios de privados à Presidência Portuguesa da UE

A Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia celebrou patrocínios com várias empresas privadas. Esta decisão marca um retrocesso face à presidência anterior – da Alemanha – e não é aceitável

A Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia celebrou, até ao momento, três patrocínios com empresas privadas.

A Presidência Portuguesa refugia-se nas “necessidades quotidianas” para justificar esses contratos de patrocínio, mesmo que essa prática seja contestada por grupos de transparência europeus e pela Provedora de Justiça Europeia.

As empresas com contratos de patrocínio são a Sumol+Compal, a Delta Cafés e a The Navigator Company.

De notar que a mesma Presidência que tem como missão implementar o Pacto Ecológico Europeu e promover a neutralidade carbónica, é a mesma que acaba a promover um dos maiores promotores de monoculturas de eucalipto e grande responsável pela emissões de gases com efeito de estufa.

A Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia tem a enorme responsabilidade de coordenar a resposta a uma grave crise pandémica, responder às dificuldades económicas com que se deparam milhões de europeus e enfrentar uma crise ambiental com impactos cada vez mais recorrentes e nefastos. 

Não é o momento para manchar, uma vez mais, a transparência e seriedade do momento que atravessamos.

É necessário criar condições de integridade e transparência, que sigam as orientações da Provedora de Justiça Europeia. 

O LIVRE defende a suspensão imediata de patrocínios junto de empresas privadas no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. 

“Não é admissível reverter o caminho trilhado pela Alemanha no distanciamento da UE face a patrocínios de empresas privadas que em nada dignificam a União Europeia e a democracia partilhada.”, refere o partido em nota à comunicação social.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: