11.6 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Outubro 25, 2021
No menu items!
InícioRegionalFesta das Varas do Fumeiro celebrou tradições de Aranhas

Festa das Varas do Fumeiro celebrou tradições de Aranhas

A Festa das Varas do Fumeiro regressou nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, para a edição de 2021.

Este ano, devido à conjuntura atual, o certame foi realizado online, tendo sido transmitido na página de Facebook do Município e tendo sido preparado um programa alternativo para garantir a continuidade da festa.

O Ensemble em Rede, que contou com as atuações da fadista Ana Lopes, acompanhada por Rui Poço na guitarra portuguesa e Rui Marques na viola, e do cantor lírico Rodrigo Carreto, solista na orquestra da Gulbenkian, e o concerto de Tiago Silva, 2º lugar no The Voice Portugal foram os momentos altos da festa que contou com inúmeras partilhas e comentários do público.

Tiago Silva

De realçar a homenagem a Hugo Landeiro, cofundador do evento.

O certame foi inaugurado com a atuação de membros da Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires, numa festa que contou, ainda, com uma mostra de artesanato típico de Aranhas, dois vídeos das edições anteriores do Desfile das Varas, de Tocadores de Acordeão do concelho e do Festival de Folclore, uma mostra de arte e cultura, com José Domingues, dois show cookings, com António Raposo e Ludovina Moreira, a atividade “Folclore em tempos de pandemia” e uma Mostra do Núcleo Museológico e Etnográfico da Liga dos Amigos de Aranhas.

A Festa das Varas do Fumeiro pretende destacar um dos produtos de excelência da Beira Baixa: o enchido.

Este é um evento que pretende unir as tradições locais do mês de janeiro aos produtos de excelência, afirmando os saberes e sabores da aldeia de Aranhas.

De referir que este evento teve em conta todas as medidas de segurança propostas pela Direção Geral de Saúde, relativamente ao COVID-19, garantindo-se a saúde e segurança de todos os participantes, músicos e staff.

O Município de Penamacor continuará empenhado em colaborar com as entidades competentes para, dentro das suas capacidades e competências, poder contribuir para a mitigação dos efeitos do surto de Coronavírus junto das populações.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: