O concelho de Proença-a-Nova contabiliza, a 12 de fevereiro, 15 casos positivos de COVID-19, 56 pessoas em vigilância, 173 recuperados e um óbito, representando um aumento de cinco novos casos e de mais 12 pessoas em vigilância, quando comparado com o ponto de situação de 8 de fevereiro.
Com estes números, Proença-a-Nova é agora concelho de risco moderado, com valor de incidência de 232,9.
Nesta sexta-feira, 12 de fevereiro, teve início a vacinação das primeiras pessoas que pertencem ao grupo dos mais de 80 anos e dos mais de 50 anos e uma patologia associada, tendo sido vacinados igualmente 22 elementos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova.
“Na avaliação realizada na reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil Restrita, o primeiro dia de vacinação correu de forma muito positiva, reconhecendo-se o trabalho dos profissionais do Centro de Saúde de Proença-a-Nova”, referiu João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.
No dia 13 de fevereiro serão vacinados os 223 utentes e funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova também com a primeira dose da vacina.
Nos dias 12 e 13 de fevereiro receberão a segunda dose utentes e funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Sobreira Formosa, Proença Lar e os profissionais do Centro de Saúde.
A partir das 0h00 do próximo dia 15 de fevereiro tem início um novo período de Estado de Emergência que termina às 23h59 do dia 1 de março.
Na reunião desta quinta-feira, o Conselho de Ministros decidiu manter em vigor as medidas do anterior Estado de Emergência, aplicáveis a todo o território continental.
“Percebendo-se um decréscimo no número de casos diários em Portugal, não deve de todo ser tomado como condição para a não observância de compromisso continuado de respeito pelas recomendações das autoridades de saúde, sendo este dever individual para proteção de todos”, conclui o autarca.
Portugal ultrapassou os 15 mil mortos esta sexta-feira e tem atualmente 113.450 casos ativos.