10 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Março 5, 2021
No menu items!
Início Regional Vila de Rei: Gestão de Combustíveis de Rede Primária arranca ainda este...

Vila de Rei: Gestão de Combustíveis de Rede Primária arranca ainda este mês

Vai arrancar durante o mês de fevereiro, no Concelho de Vila de Rei, os trabalhos de execução de Faixas de Gestão de Combustível, nas faixas de rede primária, em conformidade com o definido no Plano Municipal e Distrital da Defesa da Floresta contra Incêndios e em conformidade com o Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios.

A implementação da faixa de gestão de combustível, definida com um mínimo de 125m de largura (com 62,5m para cada lado), pretende contribuir para a diminuição do risco de incêndio, criando condições favoráveis e de segurança para o combate dos meios de supressão.

Os trabalhos a realizar incluem a limpeza motomanual ou mecânica, quando possível, dos extratos arbustivos ou subarbustivos, a redução da densidade do arvoredo, garantindo um distanciamento entre copas, e a desramação no terço inferior das copas das árvores.

O material lenhoso com valor comercial resultante destas operações de desbaste é pertença dos legítimos proprietários, que deverão, num prazo máximo de 15 dias, realizar a sua remoção.

Os restantes sobrantes da ação de gestão de combustível, sem valor comercial, serão retirados, triturados ou queimados no local.

Os proprietários, seus representantes ou todos os interessados poderão solicitar informações adicionais junto do Gabinete Técnico Florestal do Município de Vila de Rei, através do endereço de correio eletrónico floresta@cm-viladerei.pt ou do número 274 890 010.

O Vice-Presidente do Município de Vila de Rei, Paulo César Luís, apela “à compreensão e à colaboração dos proprietários, naquela que é uma ação que tem o objetivo de defender o nosso território e a nossa floresta. A execução destes trabalhos é obrigatória por lei e vai criar melhores condições de segurança e reduzir combustíveis em caso de incêndios florestais. Neste sentido, apelamos também aos proprietários que sejam céleres na remoção dos seus sobrantes com valor comercial.”

O respetivo edital de execução de trabalhos e o mapa de instalação e execução de rede primária podem ser consultados em www.cm-viladerei.pt.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: