22.2 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Maio 17, 2021
No menu items!
InícioRegionalISEC vai acelerar a digitalização de empresas afetadas pela pandemia

ISEC vai acelerar a digitalização de empresas afetadas pela pandemia

Através da criação da “Academia de Estudos Avançados para a Sustentabilidade”, o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e a tecnológica CWJ irão prestar consultoria e dar formação a quadros de PME para impulsionarem a digitalização dos seus processos. A iniciativa será apresentada por Mário Velindro, presidente do ISEC, numa conferência da Ordem dos Engenheiros sobre os impactos da pandemia na aceleração da indústria 4.0

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC estabeleceu uma parceria com a empresa tecnológica CWJ – especialista em sistemas eletrónicos – para ajudar as PME’s ligadas ao setor automóvel, à indústria energética eàs fileiras docalçado e do têxtil a recuperarem o atraso causado pela pandemia da Covid-19 na digitalização dos seus processos.

A parceria entre as duas instituições resultará na Academia de Estudos Avançados para a Sustentabilidade, a qual irá prestar serviços de consultoria, formação e investigação às empresas que se pretendam tornar mais tecnológicas e inovadoras.

Este projeto será apresentadopor Mário Velindro, presidente do ISEC, na próxima segunda-feira, dia 15 de fevereiro, na conferência “O efeito da pandemia na aceleração da digitalização e da implantação da indústria 4.0”.

Nesta iniciativa, promovida pela Ordem dos Engenheiros, Mário Velindro irá também apresentar algumas soluções inovadoras ao nível das engenharias para aumentar a competitividade das empresas.

“Devido à pandemia da Covid-19,a maioria das pequenas e médias empresas deixou para trás a inovação tecnológica”, afirma Mário Velindro.

“Ora, para uma recuperação económica estável pós-pandemia, as empresas precisam inevitavelmente de reorganizar-see, mais do que nunca, de acompanhar a transformação tecnológica. Só assim conseguirão manter-se competitivas”.

Para impulsionar esta recuperação económica, a Academia de Estudos Avançados para a Sustentabilidade prevê serviços de consultoria às empresas e formação aos seus quadros, mediante uma análise prévia das suas necessidades.

“Os profissionais da CWJ e os professores do ISEC irão realizar um diagnóstico às empresas para identificarem as principais lacunas tecnológicas. Após esta análise, serão apresentadas soluções – nomeadamente de aquisição de novos equipamentos tecnológicos e de automatização de alguns processos –adequadas a cada caso”, afirma Mário Velindro.

Este projeto inclui a criação de um laboratório de investigação e desenvolvimento – composto por docentes e investigadores do ISEC –que irá aplicar análise e conhecimento às necessidades e problemas das empresas para que estas se possam tornar mais competitivas no mercado global.

“Este será mais um dos projetos em que o ISEC está empenhado em aplicar diversas áreas da engenharia ao tecido empresarial. O nosso propósito é adaptar a nossa investigação às necessidades que o mercado está a colocar”, afirma Mário Velindro.

A participação em projetos de empresas de referência como a Altice, a Critical Softwareou a Sevenair “é a nossa forma de contribuirmos para o desenvolvimento da indústria 4.0 em Portugal”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: