26.1 C
Castelo Branco
Sábado, Julho 31, 2021
No menu items!
InícioDesportoPatinador no gelo Diogo Marreiros bate recorde nacional nos cinco mil metros

Patinador no gelo Diogo Marreiros bate recorde nacional nos cinco mil metros

O patinador de velocidade no gelo Diogo Marreiros conseguiu no sábado os mínimos para a Taça do Mundo e para o Europeu nos cinco mil metros e bateu o recorde nacional da distância, fixado há 25 anos.

Diogo Marreiros foi segundo na prova de cinco mil metros no Torneio Frillensee Cup, em Inzell, Alemanha, e terminou a prova em 6:44.66, retirando 12,85 segundos ao anterior recorde nacional, alcançado em 1996 pelo antigo atleta olímpico Fausto Marreiros.

O patinador, integrado no Programa de Apoio à Participação nos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim2022, tem como objetivo conseguir a qualificação olímpica, numa modalidade em que a última participação portuguesa remonta a Nagano1998, no Japão.

Pedro Flávio, vice-presidente e diretor executivo da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP), mostrou-se satisfeito com o resultado do patinador, destacando as dificuldades na preparação devido à pandemia provocada pela covid-19, que tem impedido o atleta de disputar algumas provas e de seguir o plano normal de preparação.

“Os resultados agora obtidos são fruto do excelente trabalho que o atleta tem vindo a desenvolver nos últimos meses e deixam-nos com esperança que a qualificação olímpica possa vir a acontecer”, sublinhou hoje Pedro Flávio, em declarações à agência Lusa.

O dirigente da FDIP, com sede na Covilhã, frisou ainda a aposta que está a ser feita na modalidade, e que levou à realização, esta época, do primeiro curso de treinadores de patinagem de velocidade no gelo.

Diogo Marreiros, de 29 anos, vice-campeão mundial e vice-campeão europeu de patinagem de velocidade sobre rodas, começou a patinar aos quatro anos, em Lagos. Em 2017, pensou fazer a adaptação ao gelo, “principalmente pelo sonho olímpico, porque a patinagem em rodas não é uma modalidade olímpica”, disse o atleta, em declarações à agência Lusa.

Grande parte da preparação é feita na Holanda, onde atualmente as pistas estão fechadas, o que obrigou o atleta a regressar a Portugal e este mês tem conseguido treinar na Alemanha. O algarvio continua a trabalhar sobre rodas, quando não tem uma pista de gelo à disposição.

No Torneio Frillensee Cup participou também o patinador Miguel Bravo, terceiro classificado nos 1.500 metros e 13.º nos 500 metros.

*LUSA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: