10.7 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Maio 12, 2021
No menu items!
InícioNacionalXXIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra apresenta programa multidisciplinar em formato...

XXIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra apresenta programa multidisciplinar em formato online

São mais de 30 espetáculos, de um programa multidisciplinar, sob o tema da Humanidade: a XXIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC) começa na próxima segunda-feira, dia 1, e estende-se até 15 de março – este ano privilegiando o formato online.

O já tradicional Concerto de Abertura da Orquestra Académica da Universidade de Coimbra (OAUC) assinala o arranque da 23.ª edição da Semana Cultural, com início – como habitual – no Dia da Universidade de Coimbra (1 de março).

No entanto, este ano, o palco e formato são outros: em virtude das limitações causadas pela pandemia de Covid-19, a OAUC vai apresentar-se numa formação mais curta (de Orquestra de Cordas) e a atuação será transmitida online (pelas 21h30, em https://www.uc.pt/culturaemdireto), a partir da Sala dos Capelos.

A adaptação às contingências do confinamento é uma das características que distinguem esta XXIII Semana Cultural da UC, com cerca de três dezenas de espetáculos – entre música, teatro, dança, performances, exposições, artes plásticas, instalações artísticas e atividades para crianças – inteiramente online, com o alto patrocínio do Santander Universidades.

“Esperávamos que esta Semana Cultural pudesse já ser feita com um regresso paulatino à normalidade. Não será exatamente assim. Mas vamos celebrá-la em pleno”, aponta o Vice-Reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão.

“Entre 1 e 15 de março, todas as iniciativas serão transmitidas online [em https://www.uc.pt/culturaemdireto] – embora algumas delas, como instalações artísticas e exposições, se prolonguem depois no tempo, para que, sendo retomada a nossa capacidade de mobilidade, possamos visitá-las no próprio local”, explica o Vice-Reitor.

“Obviamente, não será o mesmo que ter espetáculos ao vivo, mas cremos que será igualmente rico e terá capacidade para chegar a um público que habitualmente não poderia estar aqui presencialmente”, acrescenta.

A Humanidade é o tema da XXIII Semana Cultural da UC – “aquilo que pretendemos é homenagear a Humanidade por inteiro, Humanidade que, desde há um ano, tem estado sob uma grande pressão”, diz Delfim Leão.

Mas o que sobressai desta edição é a resiliência de todos, e do setor cultural em particular, ao fim de um ano de pandemia.

“Se houve coisa que ficou claríssima ao longo deste ano, foi a importância central que a cultura tem para nos ajudar a lidar com este momento difícil… mas também a grande precariedade de todos os agentes culturais, que vivem do contacto com o público. Umas das opções claríssimas da Reitoria foi manter na íntegra a programação cultural – a Semana Cultural e os ciclos de Teatro e Artes Performativas e de Música – e, de facto, em todos eles houve uma adesão notável, do público e dos artistas”, refere.

No caso da XXIII Semana Cultural, as candidaturas tiveram um aumento de quase 100%.

“Isso permitiu-nos apoiar dezenas e dezenas de espetáculos que de outra forma não seriam realizados. Essa foi uma forma de mostrar a resistência, a capacidade de adaptação, mas também a obrigação que a Reitoria tem de dar este sinal, de dizer ‘não vamos desistir’. E a cultura é uma das melhores formas de o fazer, pois Humanidade é Cultura e Cultura é Humanidade”, conclui o Vice-Reitor.

Mais informações e o programa completo da XXIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra estão disponíveis em www.uc.pt/semanacultural.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: