AMEAÇA E PERSEGUE TRABALHADORES E SINDICALISTAS APROVEITANDO-SE DA PANDEMIA
A empresa de Confecções TWINTEX/Fundão volta a atacar a organização sindical na empresa, através de um processo disciplinar, acompanhado de um “castigo” de um mês a uma dirigente sindical, a pretexto de que esta, no exercício das suas funções, pôs em causa a empresa.
Não é a primeira vez que a TWINTEX, com argumentos, pressões e testemunhas disponíveis para omitir a verdade, ataca as dirigentes sindicais: Fê-lo com uma perseguição permanente, constante e ofensiva contra uma dirigente, fê-lo há bem pouco tempo contra uma outra dirigente e fá-lo agora contra esta outra dirigente.
Estamos perante actos de assédio!
Esta pressão e ataques contra as dirigentes sindicais tem por objectivo (que vai falhar) destruir a organização sindical na empresa e resultam de as dirigentes e delegadas sindicais serem firmes e não deixarem de denunciar os comportamentos imorais e ilegais dos sócios gerentes da empresa, nomeadamente:
- Denunciarem o uso e abuso da adaptabilidade do horário. Há anos que estas trabalhadoras não sabem o que é sair às 17h00, pois quase sempre lhes é imposto trabalhar mais uma hora/dia sem ser paga como trabalho suplementar e sem saberem quando vão gozar o tempo trabalhado a mais.
- Exigirem o aumento dos salários e do subsídio de alimentação;
- Reclamarem medidas de protecção e saúde face à pandemia;
- Chamarem à atenção das entidades competentes para o facto de a TWINTEX se aproveitar imoralmente da pandemia para “ir ao pote” do orçamento de Estado e da Segurança Social. Em Maio 2020 recorreram ao LayOff reduzindo o horário de trabalho em 1 hora/dia.
“Não nos metem medo e por isso denunciamos que a TWINTEX, ainda agora, hipócrita e cinicamente, pretende recorrer à Retoma Progressiva da Actividade e pretende ocupar as horas de redução do PNT com formação no posto de trabalhoe ao mesmo tempo pressionou a mudança do feriado de Carnaval para outro dia, dizendo que era poder responder às encomendas. Mais, desde final de Agosto 2020 até ao dia 11 Janeiro 2021 estiveram com a adaptabilidade do horário de trabalho a realizar mais uma hora/dia.”, diz o sindicato os trabalhadores do setor têxtil.
Perante as evidências o sindicato questiona: “Afinal tem ou não encomendas? Afinal o que pretende com o LayOff, com a redução do PNT ocupado com horas de formação? Quer continuar a ir “ao pote” e não será que quer acabar com o feriado de Carnaval?”
É do conhecimento do poder político local e nacional, do poder judicial, da ACT e da comunicação social que a empresa de confecções TWINTEX, e as empresas que lhe deram origem, actua à margem da lei.
“Mas, em vez de as condenarem e denunciarem, dão-lhes cobertura”, assegura a estrutura sindical.