17.8 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Abril 22, 2021
No menu items!
Início Nacional Parlamento aprova voto de pesar pela morte do socialista e antigo presidente...

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do socialista e antigo presidente da Câmara do Fundão José Sampaio Lopes

A Assembleia da República aprovou esta quinta-feira, por unanimidade, um voto de pesar apresentado pelo Grupo Parlamentar do PS pela morte de José de Sampaio Lopes, antigo presidente da Câmara do Fundão, governador civil de Castelo Branco e deputado socialista por este círculo eleitoral.

José de Sampaio Lopes, natural de Santar, concelho de Nelas, licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, advogado de profissão, faleceu no passado dia 19 aos 77 anos de doença súbita.

No voto de pesar, lembra-se que “desde cedo se dedicou à participação cívica na vida autárquica do seu concelho, o Fundão, tendo sido eleito em 1979 vereador na Câmara do Fundão, que veio a liderar, enquanto Presidente da Câmara Municipal, em 1987, nas eleições intercalares, renovando o seu mandato com expressivas vitórias, em 1989 e em 1993”.

“Enquanto autarca, granjeou a admiração e carinho de todos”, evoca-se no texto, onde também se refere que José de Sampaio Lopes foi um “notável cidadão que durante décadas serviu a causa pública, a região e o concelho que escolheu para viver”.

José Sampaio Lopes

“É recordado como um humanista pela sua intervenção cívica e política ao serviço do Partido Socialista e das populações. Procurou sempre ter, com o seu humor e simpatia, uma ligação de proximidade com as pessoas, que lhe reconheciam o gosto pela cultura e a ligação à região”, lê-se no texto de homenagem, subscrito pela presidente da bancada parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, e pelos deputados eleitos pelo Distrito de Castelo Branco, a vice-presidente Hortense Martins e os deputados Joana Bento e Nuno Fazenda.

Recorda-se também que José de Sampaio Lopes foi distinguido com a medalha de ouro do Fundão no âmbito das comemorações dos 40 anos do Poder Local, em 09 de junho de 2016.

“Durante 30 anos serviu a causa pública, sendo uma referência do Poder Local e tendo contribuído de forma determinante para o desenvolvimento deste concelho”.

No voto, é ainda lembrado que José de Sampaio Lopes “foi eleito deputado à Assembleia da República na VII Legislatura (1995/1999), pelo distrito de Castelo Branco, “numa lista encabeçada por António Guterres, camarada e amigo de sempre”, voltando a ser eleito deputado na VIII Legislatura, que se iniciou em outubro de 1999.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: