11.1 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Abril 19, 2021
No menu items!
Início Nacional Vídeo mostra o nascimento de 3 crias de Lince Ibérico

Vídeo mostra o nascimento de 3 crias de Lince Ibérico

A população de Linces Ibéricos na região do Vale do Guadiana continua a crescer, tendo ocorrido, este fim-de-semana, um momento especial. Uma das fêmeas de Lince Ibérico deu à luz três crias.

No passado sábado, 27 de fevereiro, às 13h19, a Juromenha pariu três crias fruto do seu emparelhamento com Juncabalejo.

Juromenha, filha da Biznaga e do Drago, é a primeira fêmea nascida no Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico (CNRLI) a parir dentro do Programa de Conservação Ex Situ do Lince Ibérico e um dos dois primeiros linces-ibéricos criados artificialmente com êxito pela equipa técnica do CNRLI.

De acordo com a Informação disponibilizada pelo ICNF, “é o terceiro parto de Juromenha, de 9 anos, que teve um total de 5 crias até este ano fruto de 2 gestações anteriores. Com estas 3 novas crias Juromenha eleva o seu contributo para a conservação do lince-ibérico às 8 crias. O parto de correu de forma normal e Juromenha presta os cuidados adequados às suas novas crias.”

O Pai das crias, o “Juncabalejo, também de 9 anos, chegou ao CNRLI em 6 de novembro de 2020, tendo-se adaptado perfeitamente ao CRNLI e aos seus novos vizinhos e tratadores. Filho de Boj e Damán, nasceu no Centro de Cría de Lince Ibérico El Acebuche. Foi posteriormente movido para o Centro de Cría de Lince Ibérico Zarza de Granadilla onde foi emparelhado 5 vezes produzindo um total de 18 crias antes de 2021. Como ponto alto foi pai com Fábula (em 2016) da segunda ninhada de 5 crias das duas registadas no Programa de Conservação Ex Situ do Lince Ibérico até ao momento (a primeira foi da Fruta e do Drago no CNRLI em 2013)”, acrescentou ainda o ICNF.

Juncabalejo chega assim aos 9 anos, às 21 crias de lince-ibérico produzidas no Programa.

*Gentileza de odigital.sapo.pt

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: