19.4 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Abril 14, 2021
No menu items!
Início Regional "Castelo Branco, concelho do Emprego e do Investimento" foi o tema do...

“Castelo Branco, concelho do Emprego e do Investimento” foi o tema do último Webinar do PSD

O emprego e o investimento preocupam sobremaneira as gentes da nossa terra e estiveram em destaque no Webinar – Castelo Branco, concelho do Emprego e do Investimento, que integra o projeto do PSD, «Construir a Mudança».

Este debate realizado no dia 27 de fevereiro, contou com a presença do gestor José Gameiro, do engenheiro José Carlos Beato e da empresária Ana Paula Rafael.

Carlos Almeida esteve também presente na qualidade de presidente da Comissão Política Concelhia.

A moderação esteve a cargo do vereador Hugo Lopes.

José Gameiro, salientou a importância de a região ter cobertura de rede 5G, enquanto fator competitivo e assim assegurar uma conetividade de última geração no interior.

Outro aspeto imprescindível para gerar emprego qualificado está na capacidade de o território qualificar e reter os melhores alunos.

O gestor defende ainda que Castelo Branco podia ter uma grande importância na distribuição de fundos europeus pela sua centralidade se houvesse uma articulação entre o município e os empresários.

Para o engº e gestor José Carlos Beato ninguém consegue fixar pessoas em lado nenhum se elas não tiverem emprego.

Por isso, «criar emprego qualificado deveria ser a prioridade número 1 da Câmara Municipal como gestora do nosso território e não o é há mais de 20 anos».

Salienta que Castelo Branco precisa, com urgência, de um plano estratégico para o investimento.

Na sua perspetiva é preciso «tirar os pés de Castelo Branco e ir lá fora buscar empresas».

Isto é, a Câmara Municipal tem de fazer o seu trabalho de casa e vender Castelo Branco como um local de investimento por excelência e criar a sua própria bazuca financeira para atrair e fixar empresas.

Defende que o gabinete de investimento deveria ser o mais importante numa Câmara Municipal e deveria ter um papel proactivo na captação de investimento.

Ana Paula Rafael, reiterou a importância de existir uma estratégia e um planeamento efetivo para o investimento e, em especial para a indústria.

Neste sentido, refere a importância de dinamizar parcerias colaborativas e centros de inovação que envolvam empresas, escolas e o município.

«Só através de uma estratégia podemos tirar partido do melhor que a região tem».

Sublinhou que «o interior só se vai desenvolver se tiver indústria e através dela criar valor para a agricultura e a floresta».

E deixa ainda o repto: «reindustrializar o concelho e criar empresas exportadoras é fundamental para criar riqueza e fixar pessoas».

A empresária mencionou ainda a importância de dialogar e atrair a diáspora para densificar a malha populacional e estimular o consumo interno.

Já Carlos Almeida reiterou que o grande desafio para o nosso concelho é criar emprego qualificado.

Mais que uma necessidade é uma urgência.

E só assim será possível estancar o despovoamento.

Defende uma visão arrojada, proactiva e inovadora para captar investimento e gerar empregos qualificados e a criação de um parque tecnológico.

Outro dos pontos-chave para atrair investimento passa pela criação de programas de requalificação profissional para captar investimento pois «para poder atrair empresas que gerem empregos qualificados o município precisa ter a capacidade de dizer que tem mão-de-obra qualificada».

O painel de oradores é unânime em pedir uma mudança urgente na orientação das políticas de emprego e investimento no concelho.

A inércia e a falta de estratégia, torna o nosso território ainda mais vulnerável à crise económica decorrente do atual contexto de pandemia.

De acordo com a empresária Ana Paula Rafael, é esperada uma taxa de desemprego no setor industrial na região de 40%.

Uma situação crítica e que deve desde já fazer soar todos os alarmes.

O próximo e último debate online, Castelo Branco concelho do Futuro, realizar-se-á no sábado, dia 13 de março pelas 16h00.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: