25.6 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Agosto 2, 2021
No menu items!
InícioInternacionalConferência internacional sobre Desenvolvimento Sustentável reúne altas figuras de Estado do mundo...

Conferência internacional sobre Desenvolvimento Sustentável reúne altas figuras de Estado do mundo lusófono

A Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra (ASL-UC) promove na próxima quinta-feira, dia 18, a conferência internacional “Desenvolvimento Sustentável”.

O evento, organizado em conjunto com a Universidade Santo Amaro (Brasil) e com o apoio do Superior Tribunal de Justiça brasileiro, vai decorrer em formato online e contar com a participação de altas figuras de Estado do mundo lusófono.

O colóquio – com o objetivo de promover o debate sobre o desenvolvimento sustentável do planeta, em linha com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas – inclui painéis sobre “Ação climática”, “Sustentabilidade e novas tecnologias”, “Trabalho digno, crescimento económico e redução de desigualdades” e “Paz, justiça e instituições eficazes”.

Entre os palestrantes estão altas figuras do poder judiciário brasileiro, como Ricardo Lewandowski, ex-Presidente do Supremo Tribunal Federal, Humberto Martins, Presidente do Superior Tribunal de Justiça, e personalidades como o Enviado Especial de Portugal para as questões do clima, Alexandre Leitão, a eurodeputada (e ex-Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa) Maria Manuel Leitão Marques, o antigo Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Maria das Neves, o Procurador-Geral da República de São Tomé e Príncipe, Kelve Nobre Carvalho, o ex- Secretário Geral do Forum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, Wang Cheng’an, e o Diretor do Laboratório de Referência da China (Eletrónica), Rui Martins.

“Trata-se de iniciativa de grande relevo internacional: personalidades de áreas científicas diversas, oriundas de Portugal, Brasil, China e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, a debater, em português, temas cruciais para o futuro da Humanidade. A UC, através da Academia Sino-Lusófona e em parceria com importantes instituições brasileiras, demonstra também assim o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirma o Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva.

A sessão de abertura da conferência internacional “Desenvolvimento Sustentável” decorre a partir das 13h00 de Portugal continental (10h00 de Brasília), com as intervenções do Diretor da Academia Sino-Lusófona da UC, Rui de Figueiredo Marcos, da Reitora da Universidade Santo Amaro, Luciane Lúcio Pereira, e do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

A iniciativa conta já com cerca de oitocentos inscritos.

Mais informações, o programa completo e o formulário de inscrição para assistir online (através da plataforma Zoom) estão disponíveis no endereço https://www.sympla.com.br/conferencia-internacional-uc—unisa-tema-desenvolvimento-sustentavel__1150649.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: