18.8 C
Castelo Branco
Terça-feira, Agosto 3, 2021
No menu items!
InícioInternacionalBitcoin passou hoje barreira dos 60.000 dólares impulsionada pelo plano de estímulo...

Bitcoin passou hoje barreira dos 60.000 dólares impulsionada pelo plano de estímulo dos EUA

A criptomoeda Bitcoin cruzou hoje pela primeira vez na sua história a marca de 60.000 dólares norte-americanos (cerca de 50.195 euros), impulsionada, segundo os analistas, pelo plano de estímulo da economia dos EUA.

De acordo com o ‘site’ especializado CoinMarketCap, a criptomoeda subiu para 60.197 dólares americanos (50.360,40 euros) às 12:34 GMT (mesma hora em Lisboa) e continuava a oscilar à volta deste limite simbólico no início da tarde de hoje.

Nos últimos tempos, a Bitcoin tem constantemente batido recordes e triplicou de valor nos últimos três meses, já que valia apenas cerca de 20.000 dólares em meados de dezembro.

Nos últimos dias, o valor da Bitcoin subiu “porque os investidores esperam a chegada iminente de cheques” aos consumidores norte-americanos, segundo o planeado no pacote de estímulo à economia dos Estados Unidos, explicou, na sexta-feira, numa nota, o analista Neil Wilson, da Markets.com.

Os norte-americanos devem receber este fim de semana os primeiros cheques e transferências, no valor de 1.400 dólares por pessoa, previstos no plano de 1,9 biliões de dólares (cerca de 1,6 biliões de euros) do Presidente Joe Biden, aprovado pelo Congresso na quarta-feira e promulgado na quinta-feira.

“Os cheques do estímulo norte-americano permitirão que pequenos investidores coloquem parte dos seus fundos em Bitcoin”, considerou Naeem Aslam, analista da AvaTrade, que disse esperar que a progressão da criptomoeda continue, “dado que comprar Bitcoins ficou agora muito mais fácil”.

No entanto, o crescimento exponencial da criptomoeda preocupa alguns observadores do mercado, que não descartam uma correção brusca ou mesmo a explosão de uma bolha.

Alguns desconfiam da volatilidade do mercado de Bitcoin, outros acreditam que a situação é muito diferente da de 2017, quando os valores subiram ainda com mais vigor, antes de caírem, no início de 2018.

À semelhança do que está a acontecer com fundos de investimento e algumas empresas, como a Tesla (que investiu 1,5 mil milhões de dólares em criptomoeda), muitos particulares estão a investir em frações de Bitcoins, aproveitando as muitas plataformas que surgiram nos últimos anos.

*LUSA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: