8.2 C
Castelo Branco
Domingo, Dezembro 5, 2021
No menu items!
InícioInternacionalIPCB realizou III Seminário Internacional RIUL

IPCB realizou III Seminário Internacional RIUL

A Escola Superior de Educação do IPCB realizou no dia 15 de Março o III Seminário Internacional RIUL – IPCB de Promoção da Leitura e da Escrita, cuja temática central foi “Leitura e Escrita em Contextos de Diversidade e Inclusão”.

A iniciativa decorreu pela primeira vez em formato online, o que, embora não proporcionando a partilha de afetos a que estamos habituados, permitiu, por outro lado, a participação ativa de convidados a partir não só de Portugal e Espanha, mas também do Brasil, de Macau e de São Tomé e Príncipe, totalizando cerca de 500 inscritos.

Este evento dá continuidade a iniciativas anteriores nesta área específica e a outros eventos organizados pela ESE no âmbito da Rede Internacional de Universidades Leitoras (RIUL) desde há mais de uma década.

Destacam-se, particularmente, eventos internacionais de grande impacto, como o Plenário RIUL de 2009 e o Congresso de 2015.

Prova do percurso de internacionalização que tem vindo a ser feito é também a participação de investigadores de vários países neste III Seminário.

A Rede Internacional de Universidades Leitoras comemora em 2021 quinze anos de existência, pelo que este III Seminário Internacional assinala uma data importante.

O IPCB integra esta rede desde 2008 e integra atualmente a sua Comissão Permanentepelo 2.º mandato consecutivo. 

O Seminário foi aberto a toda a comunidade educativa e visou sobretudo colocar os estudantes, futuros professores, animadores sociais ou socioculturais, estudantes de línguas, assim como professores e bibliotecários a refletir sobre questões de promoção da leitura e da escrita em contextos diversos.

Alguns dos participantes

Para este sucesso contribui o trabalho da Comissão Organizadora, coordenada pela docente da ESECB Maria da Natividade Pires, e da qual fizeram parte os docentes Eduarda Santos, Teresa Gonçalves, António Pais, João Machado e Filipa Barata, assim como Ana Gamas e Carlos Botelho no apoio técnico e de secretariado.

A organização da iniciativa deixa um agradecimento público aos colegas e investigadores das Universidades de Coimbra e de Évora, do Plano Nacional de Leitura, por parte de Portugal; Universidades da Extremadura, Castilla-La Mancha, Sevilha, Málaga e La Rioja, da parte de Espanha; Instituto Politécnico de Macau; Universidade de Santa Catarina, do Brasil.

A todos se deve o sucesso da iniciativa que a Escola Superior de Educação do IPCB organizou, mais uma vez, no âmbito da RIUL.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: