13.3 C
Castelo Branco
Domingo, Abril 18, 2021
No menu items!
Início Internacional Maior encontro sobre Ártico organizado por Portugal começa hoje com reuniões de...

Maior encontro sobre Ártico organizado por Portugal começa hoje com reuniões de trabalho

Mais de mil cientistas começam a partir de hoje a discutir o estado do Ártico e partilhar resultados de investigação científica numa cimeira organizada por Portugal que decorre totalmente ‘online’.

A Arctic Science Summit Week 2021 começa hoje com reuniões de trabalho que decorrerão até dia 23 e o congresso científico propriamente dito realiza-se entre 24 e 26.

O comissário do encontro, João Canário, disse à agência Lusa que o tema do encontro científico é “Alterações regionais, impactos globais”, um sinal de que “o que se passa no Ártico não fica no Ártico” e de que o impacto do degelo se sente mesmo no oceano Atlântico, a que Portugal está ligado.

“Acontece desde 1990 e é a maior conferência anual sobre o Ártico, é a reunião do International Arctic Science Commitee, uma organização não-governamental que quer fomentar a ciência no Ártico e as colaborações internacionais”, referiu.

É a primeira vez que o país anfitrião é um que não tem território ártico, embora cientistas portugueses participem em investigação científica, como o projeto internacional de avaliação dos impactos das alterações climáticas nos ecossistemas T-MOSAIC, que João Canário liderou.

A abertura da parte científica do encontro acontece na próxima quarta-feira.

*LUSA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: