21 de Março Dia Internacional da Poesia
Trata-se de uma iniciativa da Associação de Ideias, uma organização sem fins lucrativos responsável por outros projectos como A Poesia não tem grades ou O Contador de Histórias, que utiliza a arte e sobretudo a literatura para promover a integração social.

Palavras Vizinhas é uma iniciativa que nos últimos meses levou os responsáveis a deixar um poema manuscrito num envelope sem remetente, contendo as instruções para fazer parte da comunidade: colar o autocolante que segue junto do poema na sua caixa de correio, para mostrar que pretende que os poemas continuem a chegar.
Mas para que a rede possa crescer, basta contactar a Associação de Ideias, através dos endereços fornecidos e solicitar mais autocolantes e o ficheiro explicativo que pode ser impresso em casa e utilizado para escrever um novo poema, para outra caixa de correio.
As redes sociais fizeram o seu trabalho e rapidamente os pedidos individuais chegaram de todo o país: de Mogadouro a Faro, de Caminha ao Redondo, de Alpedrinha a Aljezur passando por muitos outros centros urbanos ou locais mais isolados, bem como pelos Açores.
O crescimento foi rápido, certamente porque a ideia pretendia ser simples e um retorno ao tempo em que se escreviam cartas, à mão.
Para algumas pessoas, que fizeram questão de o relatar, foi um gesto de carinho anónimo, uma companhia num momento difícil.
Neste dia 21 de Março, o projecto dá um novo passo, com os primeiros parceiros institucionais: a Autarquia da Sertã, através da sua Biblioteca Municipal, vai corresponder ao desafio lançado pelo Agrupamento de Escolas local, que pretende dar a todos os seus alunos a oportunidade de participar, escolher um poema e deixar cartas em muitas das casas daquele concelho do interior do país.
É assim um projecto que deixou as ruas de cada um dos membros da equipa para percorrer os muitos lugares de um país onde o correio raramente traz mais que contas para pagar.
Mas a Associação de Ideias aproveita também o Dia Mundial da Poesia para lançar a sua nova página na internet (www.assdeideias.pt) onde Palavras Vizinhas e os restantes projectos vão ter espaço para ser melhor conhecidos, para além das respectivas contas de Facebook e Instagram.
Mas será também revelada a mais recente novidade da associação, o podcast Dias Úteis que, de segunda a sexta-feira, disponibiliza um poema lido pelas mais diversas pessoas: desde reconhecidas vozes da leitura em voz alta a alunos com que a Associação de Ideias trabalha em escolas, bibliotecas ou até mesmo prisões e outros locais menos comuns.
Um espaço para todos os que querem ter um pouco de poesia pela manhã, que pretende ser também um contributo para a retoma na aquisição de livros em livrarias, dando a conhecer autores e livros menos divulgados ou que caíram em esquecimento.
Neste domingo, o episódio nº0 é para ficar a saber se os poetas são diferentes das outras pessoas…