9.4 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Abril 21, 2021
No menu items!
Início Regional JSD Castelo Branco propõe igualdade entre alunos do Ensino Superior

JSD Castelo Branco propõe igualdade entre alunos do Ensino Superior

A JSD Castelo Branco enviou, este domingo, um ofício ao Presidente da Câmara de Castelo Branco, José Augusto Alves, onde demonstrou a sua preocupação relativamente à atribuição de apoios aos estudantes do Ensino Superior, no âmbito do programa municipal de apoio à economia “#CasteloBrancoApoia”.

Em causa está a medida prevista no eixo “+Apoio Social” que prevê “Apoiar os alunos do IPCB, com residência fiscal em Castelo Branco, com o pagamento parcial das propinas do presente ano letivo”.

Em comunicado de imprensa, a JSD Castelo Branco, na pessoa do seu presidente, José Maria Coelho, vem saudar o município pelo apoio em questão, considerando que “o mesmo é importante para as várias famílias albicastrenses que hoje, mais do que nunca, tanto esforço fazem para que os seus jovens possam prosseguir os seus estudos”.

Ainda assim, a estrutura considera que se mantém “uma desproteção e desconsideração” do município por um avultado número de jovens albicastrenses que, apesar de serem estudantes do Ensino Superior, e de terem a sua morada fiscal no concelho, pelo simples facto de não frequentarem o Instituto Politécnico de Castelo Branco, não são protegidos por estas medidas de apoio.

“Muitos destes jovens ultrapassam hoje, tal como os outros, dificuldades financeiras, muitas vezes agravadas pelas despesas associadas a alojamento, alimentação e deslocação inerentes à condição de um estudante deslocado” acrescentam.

Os jovens social-democratas propõem, deste modo, a extensão destes apoios aos restantes alunos do Ensino Superior, com residência fiscal em Castelo Branco, e que frequentam outras instituições de ensino, de acordo com “o princípio da igualdade, constitucionalmente previsto, materializado num direito à igualdade de oportunidades”, pois não encontram “fundamento para tal diferenciação”.

Por fim, afirmam estar “conscientes das consequências socioeconómicas da atual crise pandémica, do seu impacto nos agregados familiares, mantendo-nos atentos às necessidades dos jovens estudantes albicastrenses”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: