9.1 C
Castelo Branco
Domingo, Abril 18, 2021
No menu items!
Início Nacional Marcelo realça importância da floresta no Dia Mundial da Árvore

Marcelo realça importância da floresta no Dia Mundial da Árvore

O Presidente da República defendeu hoje, Dia Mundial da Árvore, a importância ecológica de uma “floresta nacional multifuncional e circular”, que é “fundamental para a recuperação económica e para o desenvolvimento sustentável do país”.

Numa mensagem publicada no sítio da Presidência na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou “a importância dos espaços florestais para a sustentabilidade e para o desenvolvimento e coesão territorial, relembrando que o setor florestal representa cerca de 1,5% do PIB e 10% das exportações de mercadorias”.

Para o Presidente, “num país tão exposto às alterações climáticas, a promoção, a preservação e a regeneração/recuperação da floresta, um dos nossos maiores sumidouros e reservatórios de carbono, é uma responsabilidade de todos, nomeadamente, no compromisso para com as gerações futuras”.

Uma “floresta nacional multifuncional e circular, com a manutenção da diversidade dos espaços florestais, uns mais direcionados para a produção de bens económicos, outros mais vocacionados para a conservação da biodiversidade e o fornecimento de serviços de ecossistemas, é fundamental para a recuperação económica e para o desenvolvimento sustentável do país”.

A floresta, cuidada e protegida, deve também contribuir “para a dinamização e recuperação económica e social do interior”, concluiu o Chefe do Estado.

Hoje, durante o dia, Marcelo Rebelo de Sousa assinalou, com mensagens na página na Internet da Presidência, três dias mundiais.

De manhã, foi o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, com uma mensagem escrita, à tarde o Dia Mundial da Poesia, com um vídeo em que quatro poetas recitam poemas, e à noite o Dia Internacional da Árvore e das Florestas, com uma mensagem escrita.

Num domingo, Marcelo teve agenda no Palácio de Belém, em Lisboa, e recebeu hoje à tarde uma delegação do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), liderada pelo presidente da direção, João Pedro Videira, segundo uma nota publicada na página da Presidência.

*LUSA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: