15.8 C
Castelo Branco
Domingo, Abril 18, 2021
No menu items!
Início Regional Município de Vila Velha de Ródão associa-se à Hora do Planeta

Município de Vila Velha de Ródão associa-se à Hora do Planeta

O Município de Vila Velha de Ródão associa-se à iniciativa Hora do Planeta, que acontece no dia 27 março e é promovida pela organização global de conservação de natureza ANP/WWF.

Devido à pandemia, a Hora do Planeta assume este ano um formato digital, mas mantém-se a ação simbólica de desligar as luzes durante 60 minutos, que em Ródão abrangerá, para além dos Paços do Concelho, o Lagar de Varas do Cabeço das Pesqueiras, o Parque Ambiental do Tejo, o Pelourinho e a ponte sobre o rio Tejo.

Nascida em Sydney, em 2007, como um gesto simbólico para chamar a atenção para o problema das alterações climáticas, a Hora do Planeta tem mobilizados desde então milhares de cidades em todo o mundo a participar nesta iniciativa, que apagou mais de 12 mil monumentos e edifícios emblemáticos.

Mais do que desligar as luzes durante uma hora, entre as 20h30 e as 21h30, no dia 27 de março, este evento pretende ser um catalisador para o impacto ambiental positivo, levando a grandes mudanças legislativas.

Através da adesão a esta iniciativa, o Município de Vila Velha de Ródão empenha-se também a divulgá-la e a encorajar todos os colaboradores, munícipes, redes de fornecedores e outros a aderirem a ela.

No âmbito da evolução da campanha Hora do Planeta, cujo tema deste ano é “Água e Alterações Climáticas”, e do conceito “Liga-te ao Planeta”, o Município compromete-se ainda a, em 2021, converter um espaço verde urbano num jardim mediterrâneo sustentável,como spot experimental e catalisador de bom exemplo para práticas sustentáveis individuais.

Desafiado pelo Município, o Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão aderiu também a esta campanha de sensibilização.

Assim, para além da criação de um EcoCalendário Hora do Planeta relativo ao mês de março, através do qual os alunos são convidados a aceitar um desafio de mudança de atitude diariamente, os mais jovens irão também construir ou adaptar uma lanterna de modo a criar condições para a participação no apagão nacional de dia 27.

Neste tempo de isolamento, em que temos assistido a uma verdadeira onda de solidariedade e união entre as pessoas, ainda que à distância, os organizadores acreditam que esta energia positiva deve ser canalizada também para cuidar uns dos outros e da nossa casa comum.

Convidam por isso todas as pessoas, empresas e organizações a juntarem-se à Hora do Planeta e a apagar as luzes entre as 20h30 e as 21h30 desse dia.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: