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Município de Penamacor presta apoio a alunos em ensino presencial na escola de acolhimento

Com o regresso do Ensino à Distância, no âmbito do contexto pandémico provocado pela COVID-19, o Município distribuiu cerca de 65 computadores portáteis aos alunos referenciados pelo Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS) que não tinham essa ferramenta. No entanto, o apoio prestado pela Câmara Municipal tem ido além desse contributo

Desde o dia 9 de fevereiro, o Município de Penamacor, através do Gabinete de Ação Social e Educação, tem colaborado com o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS) na concretização de auxílios a alunos em situação de risco ou perigo de abandono escolar, cuja sua vulnerabilidade possa ter sido aumentada em contexto de confinamento.

Assim, foi garantida não só a atribuição de equipamentos informáticos, como também o transporte, a alimentação e o apoio pedagógico/socioeducativo aos alunos referenciados pelo agrupamento e a frequentarem o ensino presencial na escola de acolhimento (sede do AERS).

Atelier Bordados

De destacar que o nível do apoio socioeducativo, e numa lógica de educação inclusiva e estimulação de competências, tem sido realizado um conjunto de atividades diversificadas no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) elaborado por esta autarquia, contando com a colaboração não só da equipa multidisciplinar de combate ao insucesso escolar como de parceiros externos que presencialmente têm dinamizado com os alunos referidos dinâmicas nas áreas da expressão musical, expressão plástica e trabalhos manuais, reforço da matemática, escrita criativa e terapia da fala/consciência fonológica.

A par destas atividades e igualmente no âmbito do PIICIE, têm sido dinamizadas as habituais rúbricas educativas na Rádio Voz da Raia, sediada no concelho, ao longo das semanas, contando com a colaboração de alunos do AERS.

Recorde-se que, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 8-B/2021 de 21 de janeiro, que prevê no seu artigo 4.º que sempre que se constate a existência de alguma situação de risco ou perigo de alunos a frequentar o ensino público, as escolas em articulação com as Entidades com Competência em Matéria de Infância e Juventude, Comissões de Proteção de Crianças e Jovens e Equipas Multidisciplinares de Apoio Técnico, organizam dinâmicas de acolhimento e de trabalho escolar de modo a proporcionar às crianças e jovens as condições que permitam promover a sua segurança, formação, educação, bem-estar e desenvolvimento integral, durante o período em que vigora o ensino à distância (desde o dia 8 de fevereiro).

Escrita Criativa

Para o efeito, foi delegado às escolas providenciar os meios e as condições de segurança que permitam a frequência de atividades letivas e de reforço da aprendizagem em regime presencial em função do ano de escolaridade, para alunos em situação de risco ou perigo de abandono escolar, cuja sua vulnerabilidade possa ser aumentada em contexto de confinamento.

Deste modo, tornou-se crucial implementar dinâmicas de apoio às famílias, crianças e jovens reforçando a cooperação e a colaboração entre vários agentes educativos da comunidade.

Entretanto já arrancou o Ensino Pré-Escolar e Primeiro Ciclo no Ensino Público e a Creche e o Ensino Pré-escolar na Santa Casa da Misericórdia de Penamacor.

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