13.9 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Abril 21, 2021
No menu items!
Início Nacional AAC, UC e Re-Food colaboram em projeto de combate ao desperdício alimentar

AAC, UC e Re-Food colaboram em projeto de combate ao desperdício alimentar

A Associação Académica de Coimbra, os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) e a Re-Food 4 Good – Associação assinaram hoje, dia 26 de março, o protocolo de colaboração “Refeição (de)vida”, um projeto pioneiro de combate ao desperdício alimentar e à exclusão social.

Este protocolo – celebrado numa sessão em formato híbrido (presencial e digital), com a presença do presidente da AAC, João Assunção, do Vice-Reitor da UC para a Qualidade, Desporto e Serviços de Ação Social, António Figueiredo, e do presidente da Re-Food, Hunter Halder – pretende combater o desperdício alimentar, promovendo a doação direta dos géneros alimentícios excedentes das unidades dos SASUC.

Através da colaboração com a AAC e da distribuição realizada pela ReFood, estes excedentes serão entregues a indivíduos que vivam em situações de vulnerabilidade extrema (após um rigoroso controlo de qualidade)

Para o presidente da Associação Académica de Coimbra, João Assunção, “este protocolo é mais um passo para atingir a união entre a Academia e o resto da comunidade”.

“Para nós, é muito importante esta aliança entre os estudantes e a cidade que os recebe. Conseguir ajudar Coimbra com o trabalho solidário dos estudantes e das instituições Académicas é, para nós, um motivo de orgulho”, afirma.

“A Universidade de Coimbra encara esta parceria como uma obrigação cívica e humana, que se inscreve na sua missão mais elementar. A natureza da atividade social da UC leva, inevitavelmente, a um desajuste na produção e consumo alimentar, sendo crucial fazer com que este não se constitua como desperdício, entrando num circulo de consumo daqueles que tenham algum tipo de carência alimentar”, declara, por sua vez, o Vice-Reitor da UC para a Qualidade, Desporto e Serviços de Ação Social, António Figueiredo.

“Esta parceria assume uma importância extrema independentemente da fase da vida económica e social que o país atravesse, mas, na atual conjuntura, esta necessidade é ainda maior. À semelhança de muitas outras ações a nível social, a Universidade de Coimbra tinha de dizer ‘presente’”, sublinha.

“Uma vez que a missão da Re-Food é resgatar excedentes, alimentar pessoas e incluir toda a comunidade neste trabalho, é com muito agrado que assisto ao nascer desta parceria com a Universidade de Coimbra e a Academia que representa os estudantes, uma parceria que permitirá reduzir o desperdício alimentar e alimentar beneficiários locais”, refere, por seu lado, o presidente da ReFood, Hunter Halder.

“Temos orgulho em ter parceiros que assumiram a sua responsabilidade social e ambiental em prol de um mundo melho, na sua própria comunidade local. A Re-Food 4 Good fica muito feliz por incluir estes novos parceiros no trabalho da Associação”, conclui.

O projeto “Refeição (de)vida” vai abranger, inicialmente, as cantinas do Pólo I, Pólo II e Estádio Universitário, sendo o objetivo final a expansão a todas as unidades alimentares dos SASUC, aproximando a Universidade de Coimbra do Desperdício Zero neste domínio.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: