28.9 C
Castelo Branco
Terça-feira, Julho 27, 2021
No menu items!
InícioInternacionalDocentes do IPCB publicam estudo sobre vibrações em revista internacional

Docentes do IPCB publicam estudo sobre vibrações em revista internacional

Os docentes do IPCB, Rogério Dionísio, Pedro Torres e Armando Ramalho, em parceria com o investigador Ricardo Ferreira publicaram um estudo sobre vibrações,na revista internacional Journalof Sensor and Actuator Networks.

Intitulado “Magneto resistive Sensors and Piezoresistive Accelerometers for Vibration Measurements: A Comparative Study”, o trabalho foi desenvolvido na Escola Superior de Tecnologia do IPCB e incidiu no estudo das potencialidades de sensores de vibração de máquinas, sem existir contacto físico com a estrutura das mesmas, e comparou o seu desempenho com o dos sensores de contacto atualmente mais utilizados, os acelerómetros.

O estudo foi desenvolvido para análise de vibrações em equipamentos acionados por motores de indução e pode ser aplicado em diversos tipos de máquinas que operam no espaço fabril.

O potencial deste tipo de abordagem inovadora é grande, principalmente na recolha de dados, sem contacto, para modelos de manutenção preditiva em sistemas ciberfísicos, no âmbito do Paradigma da Indústria 4.0.

O estudo laboratorial será validado na monitorização das vibrações de máquinas de tear industriais.

O trabalho publicado resultou da parceira do IPCB com várias unidades de investigação nacionais de diferentes localidades, às quais os investigadores estão associados: UID DiSAC, Castelo Branco; INESC-TEC, Porto; SYSTEC – Research Center for Systems & Technologies, Porto; CEMMPRE – Centre for Mechanical Engineering, Materials and Processes, Coimbra e INL – International Iberian Nanotechnology Laboratory, Braga.

Mais informações sobre o estudo, disponíveis em https://www.mdpi.com/2224-2708/10/1/22

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: