12 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Abril 21, 2021
No menu items!
Início Nacional Requalificação da estrada de Viseu ao Satão já pode avançar

Requalificação da estrada de Viseu ao Satão já pode avançar

Intervenção, que inclui ligação entre o Parque Empresarial de Mundão e o IP5, conta com investimento de mais de 1 milhão de euros do Município de Viseu

A Infraestruturas de Portugal (IP) confirmou esta semana o acordo a para execução das obras para a melhoria das “Acessibilidades ao Parque Empresarial de Mundão”, que prevê a construção da EN229, entre o IP5 e o Parque Industrial do Mundão, e a requalificação da EN229 entre Viseu e Satão.

A decisão chega depois de, em agosto de 2020, os municípios de Viseu e Satão terem anunciado a comparticipação de 1,4 milhões de euros.

“No ano passado, o Presidente António Almeida Henriques assumiu o compromisso para um investimento da autarquia que ascende a 1.150 milhões de euros”, lembra a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Conceição Azevedo.

Trata-se de um investimento avultado, mas absolutamente necessário no dia-a-dia de quem se desloca entre Viseu e Satão”, afirma.

Nos termos do acordo de gestão, é atribuída à IP a responsabilidade de desenvolver os projetos relativos às acessibilidades em causa, competindo-lhe ainda o desenvolvimento de todos os procedimentos necessários para a sua execução.

Os Municípios disponibilizarão os terrenos municipais que se mostrem necessários à execução destas intervenções.

As obras a executar têm um investimento previsto de cerca de 12,3 milhões de euros e terão comparticipação dos Municípios – 1.150 milhões de euros da autarquia viseense, enquanto Satão comparticipará a obra com 250 mil euros.

“A requalificação da EN229 é um sonho antigo que obrigou a 3 longos anos de negociações e ao empenho diário de toda a equipa do Município de Viseu”, salienta também João Paulo Gouveia, Vereador da Mobilidade e Obras Públicas da autarquia, que liderou o processo

Após o anúncio conjunto da comparticipação de ambas as autarquias, em agosto passado, o projeto aguardava apenas a confirmação da IP para poder avançar.

Como referido, o projeto inclui ainda a construção de uma variante entre o Parque Empresarial de Mundão e o IP5, que facilitará o transporte de bens e mercadorias, retirando os veículos pesados de uma zona com densidade populacional mais elevada.

Recorde-se que a ligação da EN229 entre Viseu e Satão é, desde há muito anos, uma das grandes preocupações da região.

Há cinco anos foi assinado um protocolo com o Governo de Pedro Passos Coelho para a requalificação da estrada, uma intervenção que as duas autarquias sempre consideraram como urgente e necessária, tendo sido sempre adiada.

O acordo agora alcançado entre os Municípios de Viseu e Satão, e a Infraestruturas de Portugal, é a solução encontrada que, aliás, beneficiará ainda outros concelhos como Vila Nova de Paiva, Aguiar da Beira, Moimenta da Beira, Sernancelhe, Penedono e S. João da Pesqueira que, numa reunião realizada em Viseu a 2 de julho de 2019, juntaram a sua voz para defesa desta importante infraestrutura.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: