21.7 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Abril 25, 2024
No menu items!
InícioNacionalChega quer ouvir quarta figura do Estado no parlamento sobre processos no...

Chega quer ouvir quarta figura do Estado no parlamento sobre processos no TCIC

O Chega vai requerer a audição parlamentar do presidente do Conselho Superior de Magistratura (CSM) e do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), António Joaquim Piçarra, sobre a distribuição de processos no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC).

“O Chega teve conhecimento, durante este fim de semana, de possíveis anomalias na distribuição de processos relativamente a casos graves de criminalidade económico-financeira, nomeadamente no TCIC, onde o juiz Ivo Rosa tem recebido, segundo essas notícias, um volume muito superior de processos relativamente ao juiz Carlos Alexandre”, lê-se em comunicado da direção nacional do partido da extrema-direita parlamentar.

Segundo os dirigentes da força política dirigida por André Ventura, “estas notícias seguem-se a outras que corriam já relativamente a movimentações noutros tribunais e que importa esclarecer”.

“O Chega pedirá na segunda-feira um esclarecimento ao CSM sobre estes assuntos, solicitando igualmente a presença do seu presidente e do STJ na Assembleia da República para prestar esclarecimentos sobre este assunto”, segundo o texto, numa referência ao juiz-conselheiro António Joaquim Piçarra, quarta figura na hierarquia do Estado português.

O denominado “Ticão” e os juízes Ivo Rosa e Carlos Alexandre têm lidado com mega-processos como os da Operação Marquês, do universo BES/GES, da Operação Furacão, dos Vistos ‘Gold’ (Dourados) ou da EDP/CMEC.

Por exemplo, a decisão instrutória da Operação Marquês, cujo principal arguido é o ex-primeiro-ministro José Sócrates, está marcada para sexta-feira, pelas 14:30, seis anos após a mediática detenção do antigo secretário-geral do PS por suspeitas de crimes económico-financeiros.

*LUSA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading