9.1 C
Castelo Branco
Domingo, Abril 18, 2021
No menu items!
Início Nacional Universidade de Coimbra integra Programa 'Microsoft Learn for Institutions'

Universidade de Coimbra integra Programa ‘Microsoft Learn for Institutions’

Memorando de Entendimento entre Microsoft e a Universidade prevê a aceleração de competências digitais

A Universidade de Coimbra é uma das primeiras instituições universitárias em Portugal a aderir ao Programa “Microsoft Learn for Institutions”.

Potenciar e acelerar o desenvolvimento de competências digitais em diversas áreas são os grandes objetivos da colaboração que se materializa num Memorando de Entendimento e que prevê um conjunto de iniciativas dirigidas aos docentes e alunos da Instituição, tirando o máximo partido das ferramentas tecnológicas da Microsoft.

A adesão ao Programa “Microsoft Learn for Institutions” vai permitir o acesso a algumas das certificações Microsoft mais reconhecidas pelo mercado de trabalho, traduzindo-se por isso num ativo valioso para o enriquecimento dos currículos de docentes e alunos e para a sua maior valorização e reconhecimento profissional.

Adicionalmente, permitirá o acesso a um vasto conjunto de ferramentas tecnológicas, procurando orientar e fomentar novas formas de ensinar e aprender, mas sobretudo, preparando cada vez mais as instituições e os seus formandos para os exigentes desafios de uma sociedade cada vez mais tecnológica e modernizada.

Neste âmbito, as instituições de ensino aderentes ao Programa e os seus participantes, poderão aceder a programas formativos online, com conteúdos e módulos personalizados disponibilizados pela Microsoft.

No âmbito do Memorando de Entendimento assinado entre a Microsoft e a Universidade de Coimbra, esta última disponibilizará especificamente cursos formativos especialmente direcionados para Microsoft Azure, a plataforma de Cloud Computing da Microsoft.

Adicionalmente, no final do ano letivo de 2020/21, os alunos da Universidade de Coimbra terão ainda acesso a um projeto piloto na área da Inteligência artificial (IA).

Todos os alunos da Universidade de Coimbra, independentemente da sua área de formação, poderão inscrever-se e aceder aos cursos e certificações previstos na colaboração entre a Microsoft e a instituição de ensino superior.

Para Cristina Albuquerque, Vice-Reitora da Universidade de Coimbra,“é muito gratificante que a Microsoft tenha escolhido a Universidade de Coimbra (UC) para se juntar ao grupo de universidades, que disponibilizam, a nível nacional, o Programa “Microsoft Learn for Institutions”. Sendo uma das instituições mais antigas da Europa, é também a prova de que a UC possui um reconhecimento cada vez maior no âmbito da inovação tecnológica e da sua respetiva aplicabilidade nos mais variados domínios.Estamos absolutamente convictos de que os recursos de formação disponibilizados pela Microsoft aos nossos docentes e alunos contribuirão, de forma decisiva, para uma melhor preparação para o mercado de trabalho, cada vez mais exigente, global e digital e para a aquisição de competências fundamentais para o presente e para o futuro”.

“Neste âmbito, os alunos receberão uma certificação Microsoft pela conclusão bem sucedida de cada um dos quatro módulos disponibilizados – AZ-900 MS Azure Fundamentals; DP-900 MS Azure Data Fundamentals; AI-900 MS Azure AI Fundamentals; PL-900 MS Azure Power Platform Fundamentals – e poderão ainda aceder de forma contínua a módulos de treino, com o apoio da Microsoft, que em muito contribuirão para os colocar num patamar de diferenciação, qualidade e valorização profissional, potenciando o seu acesso ao mercado de trabalho”, refere ainda Cristina Albuquerque.

Para Sandra Martinho, Diretora da Área de Educação e Filantropia da Microsoft Portugal,“a quarta revolução industrial está a impulsionar mudanças aceleradas na sociedade, na forma como nos relacionamos e colaboramos, mas sobretudo nos modelos de trabalho. A pandemia mostrou-nos isso mesmo. Vivemos numa era com avanços tecnológicos sem precedentes, pautados pela ascensão da computação em cloud, pelo aumento da mobilidade profissional, o que por si só acarreta novos desafios, cenários e expectativas mais exigentes do mercado laboral. É, por isso, fundamental que os sistemas e instituições educacionais acompanhem esta evolução e preparem os seus alunos e professores para esta transformação digital global.

A Microsoft e a Universidade de Coimbra partilham a visão e importância de capacitar os alunos, garantindo que têm hoje acesso às ferramentas necessárias para impulsionar a inovação, para trazer ainda mais valor à sociedade e ao mercado de trabalho, numa altura tão crucial como esta que é a base das suas futuras carreiras. É, por isso, com enorme apreço que estabelecemos este Memorando de Entendimento com uma das mais prestigiadas e históricas instituições universitárias”, afirma ainda a responsável da Microsoft.

O programa “Microsoft Learn for Institutions” está já a ser integrado por várias instituições universitárias em Portugal, tendo sidoo primeiro Memorando de Entendimento estabelecido com a Universidade de Coimbra.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: