A exposição virtual “Ciência e Padrões Decorativos”, da autoria de Clementina Teixeira, está patente no site da Câmara Municipal de Penamacor até ao dia 7 de maio.
Esta exposição virtual é uma sequela da anterior, realizada em novembro, “Química, Arte e Cristais”, principalmente dirigida à comunidade escolar, mas que, estando escrita numa linguagem simples, também é acessível ao grande público.
Através da leitura do catálogo que se divide em três partes, duas das quais desde já aqui disponibilizadas, o leitor encontrará numerosos padrões decorativos originais, suscetíveis de serem impressos em papel ou em têxteis, com a finalidade de produzir peças de artesanato ou até arte com uma forte componente científica.
Assim, os cristais químicos produzidos em laboratório formam esculturas quando crescem sobre rochas, minerais e conchas, ligando a química à geologia e aos seres marinhos; a observação de processos de cristalização à lupa estereoscópica permite descobrir as formas poliédricas dos cristais, que podem ser recriadas em origami e nos vão conduzir à matemática, ao estudo da simetria e à criação de artesanato à base da reutilização de papel, com livros e revistas dobrados e peças de origami com padrões originais.
Mas não são apenas os cristais que surgem nesta exposição: as plantas observadas à lupa estereoscópica proporcionam padrões maravilhosos e também são ligadas a arranjos florais feitos por reutilização de papel.

As referências bibliográficas são muito numerosas e conduzem-nos através de um labirinto disponibilizado na página de Facebook da autora, às obras de pintores de renome como é o caso dos holandeses Poen de Wijs e Jantina Peperkamp.
Na primeira parte do catálogo é disponibilizada uma parte do acervo fotográfico relativo aos projectos Ciência Viva que coordenou em Penamacor, no Agrupamento Ribeiro Sanches e na Biblioteca Municipal.
Para a criação dos padrões a autora recorre a programas de simetria e a aplicações de inteligência artificial para telemóvel a que podem também aceder, numa outra exposição virtual no site do Departamento de Engenharia Química do IST “Química, Arte e Inteligência Artificial”.
A terceira parte do catálogo, que será disponibilizada mais tarde, é um atlas de imagem de peças de origami e padrões decorativos que passarão a estar expostos na Biblioteca Municipal e na Biblioteca do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches logo que a situação pandémica o permita.
Clementina Teixeira é formada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Professora Aposentada do Instituto Superior Técnico, desde 2012.
Dedica-se, há mais de 27 anos, à divulgação da ciência dos cristais e à química da água, trabalhando como voluntária na ligação da química à arte desde a sua aposentação.
Pode consultar o catálogo desta exposição virtual em http://bit.ly/cienciaepadroesdecorativos