7.8 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Abril 21, 2021
No menu items!
Início Regional Oleiros: Dia Mundial da Atividade Física estimula atividade física em todas as...

Oleiros: Dia Mundial da Atividade Física estimula atividade física em todas as idades

Evento promovido pelo setor do Desporto do Município foi um sucesso e registou notório alcance de público

O Município de Oleiros celebrou no dia 6 de abril, terça-feira, o Dia Mundial da Atividade Física e simultaneamente o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz.

A iniciativa que foi transmitida em direto no Facebook do Município, teve início com uma intervenção do Vereador Paulo Urbano e contou com duas palestras subordinadas aos temas “Libertem as Crianças” (Prof. Dr. Carlos Neto) e “Envelhecimento Ativo” (Prof. Dr. Jorge Santos), as quais motivaram grande interação dos palestrantes com o público.

De tarde os técnicos de desporto do Município deram aulas de Ginástica Sénior, Dance Kids, Cross Training e Localizada.

Ao todo o acontecimento contou com 248 participantes que assistiram em direto às atividades agendadas e teve o alcance de 14.371 pessoas.

Na abertura do evento, o Vereador Paulo Urbano salientou, em relação à temática infantil, a importância que o brincar tem na infância, realçando a maior “interação entre as crianças e os jovens” que havia há anos e que “em tempos de pandemia ainda se nota mais”.

Relativamente ao estímulo da gerontomotricidade, o Vereador destacou (o facto de) que “a atividade física é muito importante e em pessoas idosas ainda se torna mais importante”, tendo um impacto também na parte cognitiva.

Na palestra “Libertem as Crianças”, Carlos Neto reforçou que “o brincar não é um comportamento secundário” e “é um comportamento essencial no desenvolvimento humano e principalmente nas primeiras idades”.

Já Jorge Santos, na palestra “Envelhecimento Ativo”, realçou como uma “alimentação equilibrada e um programa de atividade física regular” são essenciais para um envelhecimento ativo e saudável.

De relembrar que segundo um estudo recente da DECO Proteste, Oleiros é reconhecido como o concelho do interior mais atrativo para viver e trabalhar.

Em 2020 o município conquistou o selo de Comunidade Pró-Envelhecimento e em 2021 foi reconhecido como membro fundador da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude.

O Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz foi instituído pela ONU, em agosto de 2013, tendo como finalidade promover a prática da atividade física e simultaneamente, mostrar os benefícios do Desporto e o seu contributo para o fomento do Desenvolvimento e da Paz nas comunidades. 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: