4.9 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Novembro 26, 2021
No menu items!
InícioNacionalIPCB coordena curso de formação “Os Textos Ficcionais e as experiências transmediáticas,...

IPCB coordena curso de formação “Os Textos Ficcionais e as experiências transmediáticas, interativas e sensoriais”

O Politécnico de Castelo Branco (IPCB) é uma das instituições coordenadoras do curso de formação online “Os Textos Ficcionais e as experiências transmediáticas, interativas e sensoriais”, numa parceria com o Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027).

O curso, que agora se inicia, tem por responsável académica a docente da Escola Superior de Educação do IPCB, Maria da Natividade Pires, sendo reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico da escola com a atribuição de 1 ECTS certificado pela instituição.

As 100 vagas disponíveis para a frequência neste curso esgotaram em menos de 24 horas, permitindo completar 4 turmas de 25 formandos cada, ditando o sucesso da iniciativa com uma taxa de procura bastante elevada.

Maria da Natividade Pires

O curso de formação online“Os Textos Ficcionais e as experiências transmediáticas, interativas e sensoriais”surge no âmbito de um protocolo assinado entre o Politécnico de Castelo Branco (IPCB), o Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), Instituto Politécnico de Beja e aRed Internacional de Universidades Lectoras (RIUL), e tem por destinatários professores de todos os níveis de ensino, básico, secundário e superior, professores bibliotecários, bibliotecários, mediadores e todas as pessoas interessadas em práticas de leitura interativa, sensorial etransmediática.

O curso tem por objetivo estimular a compreensão teórica do ato da leitura ficcional como experiência, reconhecendo exemplos nas práticas leitoras atuais e propondo analisar formatos de consumo cultural na relação sensorial e interativa.

Promove também uma reflexão sobre a influência da inteligência artificial ao traçar perfis de usuário se criar indicações de conteúdo direcionado, a literacia e os aspetos sensoriais a partir de produtos de universos literários, os clubes de leitura e os booktrailers como estímulo à leitura, e o desenvolvimento leitor entre páginas e ecrãs digitais.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: