14.9 C
Castelo Branco
Domingo, Agosto 1, 2021
No menu items!
InícioNacionalSociedade Portuguesa de Gastrenterologia lança campanha de sensibilização para doenças do fígado

Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia lança campanha de sensibilização para doenças do fígado

Campanha de sensibilização: “Cuide do seu fígado”: Os casos de cancro do fígado têm aumentado nos últimos anos. Mais de 830 mil pessoas morreram no ano passado em todo o Mundo de cancro do fígado e mais de 900 mil novos casos foram diagnosticados. As doenças do fígado são a sétima causa de morte na Europa e em Portugal representam a quinta causa de morte precoce.

“Cuide do seu fígado” é o nome e a mensagem principal da campanha que a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) lança com o objetivo de sensibilizar, informar e prevenir a população sobre as doenças do fígado.

Esta iniciativa, realizada em parceria com a Europacolon Portugal e a Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado, conta com o apoio da Roche. 

A campanha, materializada em vídeo, conta a história do João, uma personagem fictícia, com bom coração, mas com ‘maus fígados’.

E deixa uma mensagem clara: O fígado devia estar sempre no centro das atenções, mas pelas melhores razões. É um órgão imprescindível e não podemos viver sem ele. 

“Cuide do seu fígado” é o nome e a mensagem principal da campanha que a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) lança com o objetivo de sensibilizar, informar e prevenir a população sobre as doenças do fígado. Esta iniciativa, realizada em parceria com a Europacolon Portugal e a Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado, conta com o apoio da Roche. 

A campanha, materializada em vídeo, conta a história do João, uma personagem fictícia, com bom coração, mas com ‘maus fígados’. E deixa uma mensagem clara: O fígado devia estar sempre no centro das atenções, mas pelas melhores razões. É um órgão imprescindível e não podemos viver sem ele. 

Esta campanha pretende sensibilizar a população sobre as funções do fígado, especialmente para a função digestiva e metabólica, bem como para os hábitos a adotar para um bom funcionamento deste órgão essencial: alimentação saudável, prática de desporto e consultas regulares ao gastrenterologista.

Mais de 830 mil pessoas morreram no ano passado em todo o Mundo de cancro do fígado e mais de 900 mil novos casos foram diagnosticados. 

Na Europa são a sétima causa de morte e em Portugal representam a quinta causa de morte precoce. A dimensão e o impacto social das doenças do fígado são ainda desconhecidas da população em geral e de muitos profissionais de saúde. 

As doenças mais graves, muitas vezes mortais, que atingem este órgão são a cirrose e o cancro do fígado. Todos os anos surgem, em Portugal, cerca de 1000-2000 novos casos de cancro e realizam-se cerca de 250 transplantes do fígado.

Cerca de 10 a 40% das pessoas com cirrose vêm a desenvolver cancro do fígado ao fim de 10 anos. As principais causas de cirrose em Portugal são três: o consumo excessivo de álcool durante anos, a hepatite C, e o excesso de peso. Esta última causa é um problema crescente, com consequências muito graves a curto prazo. 

A obesidade, a diabetes e o excesso de colesterol levam à acumulação de gordura no fígado. Este excesso de gordura chama-se “esteatose” que poderá levar a que o fígado fique inflamado e provoque alteração das análises. Mais de 1 milhão de portugueses têm análises do fígado alteradas. As análises do fígado devem ser incluídas como sendo de rotina.

Com o aumento da obesidade o impacto vai ser bem mais grave daqui a alguns anos quando a geração da obesidade infantil chegar aos 40 anos. E as doenças do fígado associadas à obesidade e diabetes têm vindo a aumentar nos últimos anos.  

O presidente da SPG, Prof. Doutor Rui Tato Marinho esclarece que “as doenças do fígado são responsáveis pela morte de mais portugueses do que se pensa e afetam pessoas muito novas. A idade média das pessoas que são internadas já com situação muito grave é de 58 anos e acrescenta que “estas doenças afetam não só o doente, mas também a família e a sociedade em geral”. 

Link para o vídeo da campanha: https://www.youtube.com/watch?v=HxI12tpbYFU

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: