8.2 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Dezembro 8, 2021
No menu items!
InícioRegionalMunicípio de Vila de Rei junta-se ao Movimento ‘Unidos contra o Desperdício’

Município de Vila de Rei junta-se ao Movimento ‘Unidos contra o Desperdício’

O Município de Vila de Rei juntou-se ao Movimento “Unidos Contra o Desperdício”, um movimento cívico e nacional, agregador e educativo, que une a sociedade num combate ativo e positivo ao desperdício alimentar.

O Movimento nasceu oficialmente a 29 de setembro de 2020, Dia Internacional da Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimentar.

Este Movimento pretende alertar para perdas e desperdícios, ao mesmo tempo que incentiva e promove o consumo responsável, uma vez que mais de 1/3 de todos os alimentos produzidos no mundo acabam no lixo.

Esses alimentos são responsáveis por 8% a 10% das emissões de gases com efeito estufa.

Só em Portugal, há um milhão de toneladas de comida que nunca chega a ser consumida, segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Com o Alto Patrocínio do Presidente da República e o apoio institucional do Secretário-Geral da ONU, o Movimento tem como principais objetivos facilitar o aproveitamento de excedentes, tornando habitual a luta contra o desperdício alimentar, incentivar e facilitar a doação das sobras, bem como promover um consumo responsável.

O Presidente da Autarquia Vilarregense, Ricardo Aires, refere que “o Desperdício Alimentar é um assunto mundial ao qual não podemos virar as costas, é preciso agir, intervir e fazer diferença numa ótica local, regional e nacional”.

Mais informação sobre o movimento em: https://www.unidoscontraodesperdicio.pt/

O desperdício alimentar é um problema de todos. E é por isso que qualquer que seja a solução, ela tem que partir de todos.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: