17.7 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 18, 2021
No menu items!
InícioRegionalClássica no Dia da Liberdade marca o regresso dos eventos às Aldeias...

Clássica no Dia da Liberdade marca o regresso dos eventos às Aldeias do Xisto

A única prova de ciclismo que começa e termina numa aldeia

É no dia 25 de abril, Dia da Liberdade, que a Clássica Aldeias do Xisto vai percorrer a Serra do Açor, ligando a Benfeita, no concelho de Arganil, a Fajão, no concelho da Pampilhosa da Serra.

É o regresso dos eventos às Aldeia do Xisto, marcando o arranque de um calendário recheado de iniciativas que nos ligam à terra, à natureza, ao desporto, à arte, ao céu e uns aos outros.

O ciclismo nacional já sabe que, nas Aldeias do Xisto, a paisagem não é meiga. Arrebatadora e deslumbrante, sim, mas também exigente.

O ideal para quem gosta de desafios e superação em contacto com a natureza. A Clássica Aldeias do Xisto é pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa e continua a afirmar-se como uma das mais exigentes provas de um dia do calendário velocipédico português.

Prova absolutamente singular do calendário nacional, por ser a única prova oficial de competição a ter início e fim numa aldeia, a Clássica deste ano marca o regresso da alegria do ciclismo ao território, após um ano de interregno, e também a reabertura das aldeias, simbolicamente no Dia da Liberdade.

A 4ª edição da Clássica Aldeias do Xisto vai ligar as aldeias de Benfeita (Arganil) e Fajão (Pampilhosa da Serra), num percurso de 124km, com um acumulado de subida de 2700 metros e três prémios de montanha.

O pelotão vai, como sempre, misturar as suas cores com o caleidoscópio de flores que cobrem já a Serra do Açor, numa exuberância primaveril que antecipa os dias longos e quentes do verão.

Este ano, as Aldeias do Xisto prepararam um calendário de eventos que nos ligam à terra, à natureza, ao desporto, à arte, ao céu e uns aos outros.

É o regresso de alguns clássicos, como o XJazz e os Elementos à Solta, mas também novas provas de bicicleta, observações do céu com o Dark Sky, literatura e cinema ao ar livre, oficinas que nos envolvem com a natureza, e outras novidades que divulgaremos em breve.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: