11.1 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Maio 6, 2021
No menu items!
Início Nacional Deputada Hortense Martins quer mais união e solidariedade da Europa para reforçar...

Deputada Hortense Martins quer mais união e solidariedade da Europa para reforçar os sistemas de saúde no combate à pandemia

A Vice-presidente do grupo parlamentar do PS Hortense Martins defendeu, no Parlamento, a necessidade de mais união, coordenação e solidariedade das instituições europeias para combater a pandemia de Covid-19, designadamente, na concertação para acelerar o processo de vacinação e no reforço dos sistemas de saúde.

“Com esta pandemia ficou clara a relevância da saúde nas políticas publicas” e também “demonstrada a necessidade de mais cooperação e mais eficácia nas respostas, aos cidadãos europeus, em matéria de saúde”, afirmou a deputada, numa intervenção na conferencia interparlamentar sobre “Covid 19: impacto da saúde e efeitos sociais”, realizada no passado dia 13 de abril, na Assembleia da República, coorganizada pelas comissões de Saúde e de Trabalho e Segurança Social.

Com a atual pandemia “também ficou claro que a saúde pode ser determinante para a economia e para a sociedade”, apontou ainda a Vice-presidente do GPPS para a área da Saúde na sua intervenção no painel sobre “quais os contributos para a definição de uma política de saúde europeia mais forte” no combate à pandemia, em que também participaram o Secretario de estado Adjunto e da Saúde, Antonio Lacerda Sales, e a Comissária Europeia para a Saúde e Segurança Alimentar, Stella Kyriakides.

Hortense Martins

Salientando que, “em Portugal, superámos muitas vezes as nossas capacidades”, a deputada eleita por Castelo Branco recordou que “reforçámos os orçamentos para salvar vidas, agilizámos procedimentos e o nosso Serviço Nacional de Saúde e sistema de saúde enfrentou esse desafio ao serviço dos portugueses, com uma enorme dedicação dos nossos profissionais de saúde”.       

Hortense Martins apontou depois o desígnio de que “todos queremos aumentar o acesso, diminuir as desigualdades para os nossos concidadãos e humanizar as nossas instituições”.

“Com mais união, coordenação, inovação e solidariedade enfrentaremos melhor os desafios”, defendeu, num apelo à necessidade de “aprofundar as respostas ao nível da concertação, reforçando as instituições” e “acelerar o processo de vacinação, que neste trimestre entrará numa fase importante, com mais disponibilidade de vacinas”.

Para a parlamentar do PS, é preciso também “continuar a garantir a segurança das vacinas e o acesso universal à melhoria dos processos e sua simplificação, evitando redundâncias ao nível das várias agências”, assim como “diminuir a dependência de elementos básicos aumentando a sua produção em proximidade, com a re-industrialização”.

Hortense Martins considera que é também necessário existir uma “maior capacidade de negociação” como, por exemplo, no que respeita aos “medicamentos inovadores, aumentando a rapidez do acesso a quem necessita” e, para isso, “investir na inovação e digitalização”. 

“Todos temos, portanto, a responsabilidade do reforço dos nossos sistemas de saúde, do SNS, e estar melhor preparados para enfrentar as próximas pandemias”, concluiu a deputada, manifestando a convicção de que “venceremos esses desafios”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: